Quando é feita a poda de formação?

Índice

Quando é feita a poda de formação?

Quando é feita a poda de formação?

Quando fazer a poda de formação? É realizada nos primeiros anos da muda, em viveiros de produção e também após o plantio (de três a quatro anos, dependendo da espécie) e neste período deve-se priorizar o desenvolvimento vegetativo, evitando que a planta entre em produção.

O que é poda de condução?

Poda de formação (Figura 1) – Também conhecida por poda de condução da planta, este tipo de poda tem por finalidade proporcionar a planta uma altura de tronco e estrutura de ramos adequados a exploração frutícola, podemos citar como exemplo desta poda o pessegueiro, pois o pessegueiro pode crescer até 5 metros ...

O que é a poda de frutificação?

Agência Embrapa de Informação Tecnológica - Poda de produção ou de frutificação. A poda de produção tem como objetivo principal preparar a planta para a frutificação, mantendo-se uma quantidade de gemas que permita a obtenção de produtividades satisfatórias e regulares.

Quais são os tipos de poda?

Tipos de Poda

  • Poda de limpeza ou Manutenção. Este tipo de poda é utilizado para remoção de partes indesejadas da planta como: ...
  • Poda de Formação. ...
  • Poda de Condução. ...
  • Desbrota. ...
  • Podas de Raízes.

Para que serve a poda de formação?

Podas de formação - O objetivo das podas de formação é orientar o crescimento dos ramos, quanto ao número, distribuição e tamanho convenientes. Significa formar uma planta com uma arquitetura caracterizada por uma copa com a parte interna aberta e um número adequado de ramos laterais produtivos.

Qual o mês de poda de árvores frutiferas?

Antes da floração Quando bem realizada, a poda faz com que as árvores frutíferas produzam mais. De maneira geral, os cortes são feitos um pouco antes da primavera. “Finalize as podas antes que as espécies floresçam para que seu desenvolvimento aconteça de forma saudável”, ensina a engenheira agrônoma Fabiana Fróes.

Qual a finalidade da poda?

A poda é a arte e a técnica de orientar e educar as plantas, de modo compatível com o fim que se tem em vista (Simão, 1998). ... É a técnica e a arte de modificar o crescimento natural das plantas frutíferas, com o objetivo de estabelecer o equilíbrio entre a vegetação e a frutificação.

Como deve ser a poda?

Os materiais utilizados para podar devem estar sempre bem afiados para não machucarem o tronco ou protelarem o tempo de recuperação das árvores. Os ramos menores podem ser retirados com a tesoura de poda, já os galhos mais grossos necessitam de uma tesoura de poda de força ou uma serra.

O que é poda de frutificação ou produção?

Poda de frutificação: A poda de frutificação, também chamada de poda de produção, tem por objetivo preparar a videira para a produção da próxima safra. Deve ser feita através da eliminação de sarmentos mal localizados ou fracos e de ladrões, a fim de que permaneçam na planta somente as varas e/ou esporões desejados.

Em que plantas frutíferas a poda é decisiva?

A importância de se podar varia de espécie para espécie, assim poderá ser decisiva para uma, enquanto que para outra, ela é praticamente dispensável. Com relação à importância, as espécies podem ser agrupadas em: · Decisiva: Videira, pessegueiro, figueira, nespereira.

Quais são os tipos de poda?

  • Consoante o objetivo pretendido e a idade da planta, são vários os tipos de poda: Poda de formação - esta ocorre geralmente até aos três a quatro primeiros anos de vida da planta e visa garantir uma estrutura (esqueleto) forte e equilibrada, com ramos bem distribuídos de forma a sustentar as colheitas e facilitar as tarefas (tipo de condução).

Qual o material utilizado na poda?

  • Sanitária – sempre que haja infecções, parasitas, ramos doentes ou mortos, terão que ser eliminados através da poda e o material desinfectado. As feridas da poda devem ser protegidas com pastas cú As partes doentes ou mortas terão que ser queimadas no local, para evitar contaminações a outras áreas. Material utilizado na poda:

Quais são os princípios da poda?

  • Mesmo que os sistemas de poda sejam transmitidos durante gerações, de forma empírica ou intuitiva, é importante que o podador conheça as bases racionais nas quais se sustenta a difícil técnica de podar. Os princípios da poda são os seguintes:

Quais os objectivos da poda?

  • Os objectivos da poda são vários, nomeadamente: Formar a estrutura da planta: em eixo, vaso etc.; Manter a distância adequada entre-linha e na linha e aumentar a exposição solar (maior produção); Regularizar e aumentar a qualidade e quantidade da produção.

Postagens relacionadas: