O que é uma membrana plasmática?

Índice

O que é uma membrana plasmática?

O que é uma membrana plasmática?

Membrana plasmática, também chamada de plasmalema, é formada por uma dupla camada de lipídios, na qual várias proteínas estão inseridas. Essa membrana, que circunda todas as células, garante a separação entre o meio interno e o meio externo.

Qual a permeabilidade seletiva da célula?

  • A permeabilidade seletiva garante que as substâncias como a água e o gás oxigênio que entram na célula realizem a manutenção diária e o funcionamento celular, além de impedir que o gás carbônico e as excreções saiam.

Qual a espessura da membrana plasmática?

  • Essa característica mostra, portanto, uma importante capacidade de seleção da estrutura, que pode variar de 7 a 10 nm de espessura. O modelo da estrutura da membrana plasmática atualmente aceito é o conhecido como mosaico fluido e foi o proposto por Jonathan Singer e Garth Nicolson em 1972.

Qual a função da permeabilidade seletiva?

  • A permeabilidade seletiva é uma das principais atividades realizada pela membrana plasmática. Essa função corresponde à seleção de substâncias que entram e saem da célula. Isso significa que a membrana age como uma espécie de “peneira”, escolhendo pequenas substâncias e dificultando a passagem de substâncias maiores.

Qual é a membrana semipermeável?

  • Uma membrana deste tipo é chamada semipermeável. Osmose é então um caso de difusão do solvente através de uma membrana semipermeável. O solvente se difunde em direção à região em que há menor concentração de suas moléculas.

Postagens relacionadas: