O que é neurite e polineurite?

Índice

O que é neurite e polineurite?

O que é neurite e polineurite?

Há dois tipos de neurites quanto à quantidade de nervos afetados: (1) mononeurites, quando atinge apenas um nervo e (2) polineurites, quando vários nervos são envolvidos simultaneamente. Quanto ao nervo afetado, as neurites recebem uma denominação correspondente ao nervo em causa.

Quais são os sintomas da polineurite?

  • O problema costuma ser simétrico, afetando ambos os lados do corpo e pode ser causado pelo alcoolismo crônico (polineurite alcoólica), diabetes ( neuropatia diabética ), uso de medicamentos quimioterápicos ou insuficiência renal. Perdas de sensibilidade, formigamentos, dormências são os principais sintomas da polineurite.

Qual a principal diferença para a polineuropatia?

  • Esta é a principal diferença para-com a mononeuropatia, visto que nesta um único feixe ou nervo está danificado (como ocorre na condição conhecida como síndrome do túnel do carpo, onde apenas o nervo mediano é danificado). A polineuropatia também contrapõe-se a uma radiculopatia, que é quando a raiz de um ou mais nervos encontra-se comprometida.

Como se contrapõe a polineuropatia?

  • A polineuropatia também contrapõe-se a uma radiculopatia, que é quando a raiz de um ou mais nervos encontra-se comprometida. O dano realizado nestes neurônios pode ser de vários tipos. O dano axonal ocorre da seguinte forma: a estrutura dos neurônios apresenta um corpo celular e o axônio, que é o prolongamento dessa célula nervosa.

Como obter o diagnóstico da polineuropatia crônica?

  • O diagnóstico da polineuropatia crônica é obtido com facilidade através do quadro clínico apresentado pelo paciente. Certos exames como eletromiografia e exames de velocidade de condução podem fornecer dados complementares. Após a identificação da condição, sua causa deve ser elucidada.

Postagens relacionadas: