Quais são as dermatoses ocupacionais?

Quais são as dermatoses ocupacionais?

Quais são as dermatoses ocupacionais?

Principais dermatites ocupacionais

  • DermatiTes de contato por irritantes (DCI)
  • Dermatites Alérgicas de contato forte (DAC)
  • Dermatites de Contato com Fotossensibilização.
  • Ulcerações.
  • Urticária de Contato.
  • Erupçõesacneiformes.
  • Discromias.
  • Distrofias Ungueais.

O que significa dermatoses ocupacionais?

É toda alteração das mucosas, pele e seus anexos que seja direta ou in- diretamente causada, condicionada, mantida ou agravada por agentes presentes na atividade ocupacional ou no ambiente de trabalho (ALI, 2001).

Quais as mais comuns dermatoses ocupacionais?

Apesar das dermatites de contato serem mais comuns, existem também outras formas de dermatose ocupacional. As principais são formas graves de acne, ceratoses, cânceres, infecções, oníquias e ulcerações.

O que é o que é dermatose?

"Dermatose" é um conjunto de doenças da pele, caracterizada por manifestações alérgicas persistentes, cujos sintomas de uma forma geral são a formação de bolhas, coceira, inflamações e descamação da pele.

Como identificar se o trabalhador desenvolve uma dermatose ocupacional?

Os sintomas relacionados à dermatose ocupacional varia de acordo com a causa, no entanto, de forma geral a pessoa pode apresentar feridas, queimaduras, bolhas ou úlceras na pele, vermelhidão e coceira na pele, irritação, vermelhidão e lacrimejamento dos olhos, coriza e dificuldade para respirar e falta de ar.

Que complicações podem ter os trabalhadores com dermatoses ocupacionais?

As complicações são as relacionadas a cada dermatite ocupacional. As principais consistem em: infecções secundárias, sequelas (hipercromia, hipocromia e cicatrizes), diminuição da produção e incapacidade profissional.

Qual é o tratamento da dermatose?

O tratamento de dermatoses varia de acordo com o diagnóstico, realizado por meio de exames e análise do histórico do paciente. O tratamento mais comum é feito através de antibióticos. Da mesma forma, quando se trata de dermatites é preciso identificar a causa da inflamação.

Como se pega uma dermatose ocupacional?

A dermatite é uma doença inflamatória da pele que gera vermelhidão, coceira e bolhas, e que não é transmitida por contato direto ou por objetos de uso pessoal. Ela pode surgir em qualquer idade e também pode atingir qualquer parte do corpo.

Quais as causas da dermatose ocupacional?

As causas da dermatose ocupacional estão relacionadas com a atividade de trabalho desempenhada, sendo as principais:

  • Contato com agentes biológicos, como bactérias, fungos, parasitas, vírus ou insetos;
  • Exposição a agentes físicos, como radiação ionizante e não ionizante, calor, frio, eletricidade, laser ou vibrações;

Quais os sintomas relacionados à dermatose ocupacional?

  • Os sintomas relacionados à dermatose ocupacional varia de acordo com a causa, no entanto, de forma geral a pessoa pode apresentar feridas, queimaduras, bolhas ou úlceras na pele, vermelhidão e coceira na pele, irritação, vermelhidão e lacrimejamento dos olhos, coriza e dificuldade para respirar e falta de ar.

Quais são os tipos de dermatose?

  • "Dermatose" é um conjunto de doenças da pele, caracterizada pelo surgimento de sintomas como bolhas, coceira, inflamações e descamação da pele. Confira quais os tipos mais comuns de dermatose que podem surgir e o que fazer para tratar cada caso

Qual a dermatite de contato ocupacional?

  • É a mais freqüente, representando cerca de 70% das dermatites de contato ocupacionais. Atingem principalmente as mãos, antebraços, pescoço, face e pernas do trabalhador e decorre da ação de agentes externos de natureza física e química.

Qual o médico mais indicado para diagnosticar e tratar As dermatoses?

  • O médico mais indicado para diagnosticar e tratar as dermatoses é o dermatologista que poderá identificar a causa da alteração ao observar a pele e ao avaliar o histórico clínico da pessoa, no entanto, o imunoalergologista também pode ser consultado.

Postagens relacionadas: