Qual o processo de polimerização?

Qual o processo de polimerização?

Qual o processo de polimerização?

A polimerização consiste na união de moléculas de um dado composto (monómero) para formar um novo composto designado por polímero, cujo peso molecular é um múltiplo inteiro do produto de partida.

O que é polimerização em massa?

Polimerização em massa: Este é o mais simples arranjo físico, onde ao monômero é adicionado o iniciador, iniciando a reação de polimerização, que pode ser caracterizada pelo aumento da temperatura e da viscosidade do meio reacional.

O que é uma reação de polimerização por condensação?

Os polímeros de condensação são macromoléculas formadas por meio de reações de polimerização em que dois monômeros (iguais ou diferentes) unem-se e é eliminada uma molécula pequena que não fará parte do polímero. ... Os polímeros de condensação são muito empregados em nossa sociedade.

O que é uma reação de Policondensação?

A policondensação é um processo de polimerização utilizado para monómeros não-vinílicos, em que o polímero vai sendo formado devido à existência de reacções de condensação entre monómeros com funcionalidade igual ou maior que dois. Poliésteres: reacção entre um diol e um diácido carboxílico. ...

Quais características devem possuir os monômeros utilizados em cada um dos processos de polimerização?

De uma forma geral, para que um monômero seja combinado com outro (sejam eles iguais ou diferentes) em uma reação de polimerização, é necessária a existência de valência livre (ligação química a ser realizada) em ambos os monômeros.

Como é obtido o monômero?

Exemplos de monômeros são os hidrocarbonetos, derivados do petróleo, dos tipos alcanos e alcenos. ... Quando não ocorre a formação de água na polimerização entre monômeros do mesmo tipo, como no caso da formação do polímero polietileno, a reação é denominada de "polimerização de adição".

Quais são os inconvenientes das Polimerizações em etapas?

Desvantagens: ´ Reações lentas; ´ Necessidade de soluções diluídas; ´ Necessidade de remoção e recuperação de solvente: ´ Grandes dimensões dos reatores; ´ Baixo rendimento operacional.

O que é polimerização em emulsão?

A polimerização em emulsão é um processo heterogêneo na qual os monômeros encontram-se dispersos em uma fase contínua, normalmente a água pela adição de um surfatante e são polimerizados por radicais livres provenientes da decomposição de um iniciador solúvel ou parcialmente solúvel na fase contínua.

Quais são as características do processo de polimerização?

  • Características do processo de polimerização Processo Características Exemplos Concentração de monômero diminui progres ... Grau de polimerização alto, de ordem 10 ... Policondensação Reação em etapas PET PA PC PR etc. Policondensação Mecanismos heterolíticos PET PA PC PR etc. ...

Como é utilizado o polietileno na polimerização?

  • Assim como a formação de polietileno (um polímero amplamente utilizado em embalagens de medicamentos). Na polimerização do polietileno, moléculas de etileno (etileno) são usadas como monômeros, que possuem uma ligação π entre dois átomos de carbono.

Como funciona a polimerização em solução?

  • Polimerização em Solução. A polimerização em solução utiliza, além do monômero e do iniciador organos-solúvel, um solvente que atua tanto sobre os reagentes quanto sobre o polímero. A reação ocorre em meio homogêneo, sem a formação de sub-produtos e a iniciação é feita por agente químico.

Qual é a polimerização em massa?

  • Polimerização em massa: Este é o mais simples arranjo físico, onde ao monômero é adicionado o iniciador, iniciando a reação de polimerização, que pode ser caracterizada pelo aumento da temperatura e da viscosidade do meio reacional.

Postagens relacionadas: