O que é uma poluição atmosférica?

O que é uma poluição atmosférica?

O que é uma poluição atmosférica?

Poluição atmosférica é a introdução de qualquer substância que, devido a sua concentração, possa a se tornar nociva à saúde e ao meio ambiente. Conhecida também como poluição do ar, refere-se à contaminação do ar por gases, líquidos e partículas sólidas em suspensão, material biológico e até mesmo energia.

Quais os efeitos da poluição atmosférica?

Além desses problemas, a poluição do ar desencadeia diversas outras consequências para nosso corpo. Ela está relacionada com a diminuição da eficácia do sistema mucociliar das nossas narinas, aumento dos sintomas da asma, infecções das vias aéreas superiores e incidência de câncer de pulmão e doenças cardiovasculares.

Quais são os fatores que causam a poluição do ar?

A poluição do ar possui origens em fontes diferentes. Desde causas naturais, como por exemplo o metano, que é produzido na digestão de animais até mesmo a queima de combustíveis fósseis como o carvão e os derivados do petróleo. ... Queima de combustível por parte de veículos (ônibus, carros e caminhões)

Quais as principais fontes de poluição da atmosfera?

- Principais fontes de poluição do ar Principalmente poeira do deserto, sal marinho e emissões de enxofre vulcânicos e orgânicos libertados pela vegetação. Setores siderúrgico, químico, alimentícios, de petróleo.

Qual elemento é considerado uma consequência direta da poluição atmosférica?

Monóxido de carbono (CO)

O que é poluição atmosférica antrópica?

Poluição atmosférica é a introdução de poluentes na atmosfera devido à ação antrópica ou natural. Estes poluentes alteram as propriedades físico-químicas da atmosfera, prejudicando o equilíbrio do ambiente e afetando o bem estar das espécies que habitam a região afetada.

Quais os impactos ambientais causados pela poluição atmosférica?

Irritação de mucosas e vias respiratórias, cânceres, alteração da água e solo, corrosões de construções e monumentos, inversão térmica, efeito de estufa e destruição da camada de ozônio são algumas consequências da ação desses.

Quais os impactos da poluição atmosférica no meio ambiente?

Porém, os gases poluentes formam os buracos na camada de ozônio e impedem que os raios solares sejam, em parte, absorvidos. Além disso, o aumento de gases poluentes na atmosfera intensifica o efeito estufa e dá origem ao aquecimento global.

Por que a poluição atmosférica pode causar problemas de saúde?

  • A respiração é a ação mais fundamental para a manutenção da vida, por isso, a poluição atmosférica pode ser tão perigosa e prejudicial aos seres vivos. Dentre os problemas de saúde causados pela poluição atmosférica destacam-se as doenças respiratórias, como asma e bronquite, pneumonias, tosses, irritações e alergias.

Quais as fontes de poluição atmosférica?

  • A poluição atmosférica pode ocorrer por fontes fixas ou fontes móveis. As primeiras são aquelas em que não há movimentação do agente emissor de poluentes. Entre os exemplos mais significativos, podemos citar as indústrias e os vulcões.

Quais são os poluentes secundários da atmosfera?

  • Já os secundários são poluentes primários que sofrem reações químicas na atmosfera, transformando-se em outras substâncias poluidoras. O exemplo mais conhecido é o ozônio. Entre os poluentes da atmosfera, podemos destacar o monóxido de carbono, o dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio e as partículas.

Como proteger a natureza da poluição atmosférica?

  • A natureza utiliza recursos para proteger-se da poluição atmosférica, mas eles são limitados. Os principais processos que atuam na natureza, provocando a neutralização, a diluição ou a eliminação dos poluentes atmosféricos são: a dispersão, a precipitação, as transformações químicas e a assimilação biológica.

Postagens relacionadas: