Como ocorre a sobrevivência da podridão mole da batata?
Índice
- Como ocorre a sobrevivência da podridão mole da batata?
- Como ocorre a formação do sintoma conhecido como podridão mole?
- Como combater Erwinia?
- O que causa podridão mole?
- Quais as medidas para o controle integrado de doenças na cultura da batata?
- Como podem ser classificados os sintomas das doenças?
- Como tratar septoriose?
- Como acabar com podridão da couve?

Como ocorre a sobrevivência da podridão mole da batata?
Podem sobreviver, ainda, em pequenos ferimentos cicatrizados, nos tecidos vasculares de tubérculos e sob a forma latente (sem provocar sintomas) nas lenticelas de batata-semente armazenadas sob temperaturas mais baixas (
Como ocorre a formação do sintoma conhecido como podridão mole?
O desenvolvimento da podridão mole bacteriana é favorecido por condições frescas e úmidas, incluindo o clima nebuloso. Os sintomas geralmente aparecem logo após períodos de chuvas. ² A condensação de água nas folhas durante a formação de orvalho também cria as condições necessárias para a infecção.
Como combater Erwinia?
Como a disseminação da bactéria é favorecida pela umidade, evite fazer a capação e o desbrote em dias nublados, úmidos ou chuvosos. Durante a capação evite tocar o solo ou remover a liga das mãos com o mesmo. O clima chuvoso favorece o aparecimento da doença.
O que causa podridão mole?
A bactéria Erwinia carotovora é o agente causal da "podridão da cabeça" e do "talo oco" dos brócolis, além da "podridão mole" de diversas outras brassicáceas e solanáceas.
Quais as medidas para o controle integrado de doenças na cultura da batata?
Medidas para o controle integrado de doenças
- plantar batata-semente certificada, que é uma garantia de estar menos contaminada com patógenos;
- não plantar batata mais do que duas safras seguidas na mesma área.
Como podem ser classificados os sintomas das doenças?
De acordo com a localização dos sintomas em relação ao patógeno, pode-se separá- los em dois grupos: sintomas primários, resultantes da ação direta do patógeno nos órgãos que exibem os sintomas, e sintomas secundários ou reflexos, exibidos pela planta em órgãos distantes do local de ação do patógeno.
Como tratar septoriose?
O controle da septoriose em tomateiros é realizado comumente com a aplicação foliar de fungicidas de contato e sistêmicos, muitas vezes já utilizada no controle da pinta preta (Alternaria sp.) e da requeima (Phytophthora infestans).
Como acabar com podridão da couve?
O potencial de sequestro diminuiu consideravelmente em plantas de couve inoculadas com X. campestris pv. campestris. Por estes resultados, sugere-se que o biofertilizante, à base de esterco de gado e melaço, é uma alternativa promissora para integrar o manejo agroecologico da podridão negra da couve.