O que causa a peste suína?

Índice

O que causa a peste suína?

O que causa a peste suína?

A Peste Suína Africana (PSA) é uma doença altamente contagiosa, causada por um vírus composto por DNA fita dupla, pertencente à família Asfarviridae. A doença não acomete o homem, sendo exclusiva de suídeos domésticos e asselvajados (javalis e cruzamentos com suínos domésticos).

Quais os sintomas da peste suína africana?

A peste suína africana (PSA) é uma doença altamente contagiosa, causada por um vírus pertencente à família Asfarviridae. Seus sintomas são febre alta, perda de apetite e hemorragia na pele e órgãos internos, além de diarréia, vômito, tosse e dificuldades respiratórias.

Como é transmitida a peste suína?

A principal via de transmissão é pelo contato direto entre suínos infectados e suscetíveis (domésticos ou asselvajados) ou através da ingestão de produtos de origem suína contaminados com o vírus (esta tem sido frequentemente a via pela qual o vírus se disseminou por longas distâncias).

Quando surgiu a peste suína?

Como o próprio nome indica, o vírus da PSA surgiu na África, onde a doença é endêmica em muitos países. Após a sua introdução em suínos domésticos no Quênia, nos anos 1920, a PSA disseminou-se para a maioria dos países da África Subsaariana.

Como prevenir a peste suína africana?

Controle de moscas e carrapatos. Proibição total da entrada de carne no país, sendo ela in natura ou processada procedentes de países com foco da PSA. Isolamento e quarentena dos suínos importados. Descarte apropriado de restos de alimentos oriundos de áreas infectadas (incineração ou esterilização).

Como estão os casos de PSA no Brasil e no mundo hoje?

Ambas são doenças virais graves que infectam o suíno, causando grandes perdas econômicas. Todavia, as doenças são causadas por vírus diferentes. ... A PSA já ocorreu no Brasil no final da década de 1970, foi erradicada e atualmente a doença é considerada exótica no país.

Qual o vírus da peste suína africana?

Já a peste suína africana é causada por um vírus DNA, família Asfarviridae, gênero Asfivirus. A PSA já ocorreu no Brasil no final da década de 1970, foi erradicada e atualmente a doença é considerada exótica no país.

Quais são as vantagens da Peste Suína Clássica?

  • Doenças-alvo: Peste suína clássica e peste suína africana. Detecção precoce e erradicação da peste suína clássica. Demonstração de ausência de circulação do vírus da PSC. Identificar a circulação viral e a ocorrência de doença clínica, para orientar estratégias de controle e erradicação da doença.

Como é contagiosa a Peste Suína?

  • Altamente contagiosa, ela tem sido observada desde o início do século 20 no sul e leste africanos A peste suína africana (PSA) é uma doença altamente contagiosa, causada por um vírus composto por DNA fita dupla, pertencente à família Asfarviridae.

Qual a diferença entre a PSA e a peste clássica?

  • A PSA tem sido observada desde o início do século 20 no sul e leste africanos e inicialmente era caracterizada pelos aspectos clínico-patológicos semelhantes à peste suína clássica (PSC). No entanto, posteriormente foi observado que as duas enfermidades são distintas.

Postagens relacionadas: