O que é metaplasia em fumantes?

Índice

O que é metaplasia em fumantes?

O que é metaplasia em fumantes?

Existem quatro tipos distintos de metaplasia: Epitelial escamoso: ocorre em fumantes, onde o epitélio pseudo-estratificado ciliado que reveste os brônquios pode transformar-se em epitélio estratificado pavimentoso. Consequentemente há a perda de secreção de muco.

O que é metaplasia ciliada?

A metaplasia tubária (MT) endocervical é uma lesão benigna, classificada como pseudoneoplásica, que tem sido confundida com o adenocarcinoma in situ. Caracteriza-se pela substituição do epitélio mucoso endocervical por três tipos celulares: ciliado, secretor e intercalar.

Quais os tipos de metaplasia intestinal?

São identificados histoquimicamente três tipos de metaplasia intestinal, tipo I (completa), II e III (incompletas). Os tipos II e III estão associados a mutações genéticas e adenocarcinoma, sendo a presença de sulfomucina (tipo III) indicativa de maior risco de malignização. Já a tipo I raramente se maligniza.

O que é metaplasia pancreática?

A metaplasia pancreática acinar, termo aplicado a esta lesão por Dogliono et al em 1993, ocorre entre 1% e 24% das biopsias colhidas na junção esofagogástrica, porém pode ocorrer em outras partes do estômago, na intimidade da camada mucosa.

Qual a forma mais comum de metaplasia?

  • Por exemplo, uma forma comum de metaplasia, o epitélio pseudoestratificado colunar ciliar, com células caliciformes, do trato respiratório, submetido cronicamente a irritação pela fumaça do cigarro, passa a ser do estratificado pavimentoso.

Por que a metaplasia é uma mudança indesejada?

  • Portanto, a metaplasia representa geralmente uma mudança indesejada. Além disso, o mesmo estímulo, hostil, que gerou a metaplasia, se persistir, pode induzir a transformação neoplásica. Dessa forma, temos o carcinoma de células escamosas no trato respiratório e o adenocarcinoma no esôfago de Barrett.

Como ocorre a metaplasia do trato respiratório?

  • Embora a metaplasia leve ao surgimento de um epitélio mais apto ao ambiente hostil geralmente isto se dá às custas de perdas. No caso do trato respiratório, o epitélio substituto (metaplásico) é desprovido da capacidade de secreção de muco e da ação ciliar. Portanto, a metaplasia representa geralmente uma mudança indesejada.

Qual o tratamento para a metaplasia intestinal?

  • O tratamento para metaplasia intestinal ainda não é bem definido, porém o médico gastroenterologista pode recomendar o uso de medicamentos para reduzir a acidez do suco gástrico e antibióticos para eliminar a infecção por H. pylori, como a amoxicilina, pois desta forma é possível diminuir as alterações celulares provocadas por esta condição.

Postagens relacionadas: