O que é polifonia textual *?

Índice

O que é polifonia textual *?

O que é polifonia textual *?

Polifonia textual Nos estudos linguísticos do filósofo russo Mikhail Bakhtin, a polifonia consiste na diversidade de diferentes falas e conceitos presentes em uma mesma obra literária, principalmente quando há a presença de vozes com discursos divergentes ou controversos.

O que é intertextualidade e polifonia?

Intertextualidade acontece quando há uma referência explícita ou implícita de um texto em outro. ... Enquanto o dialogismo se refere às conversações que estruturam uma dada linguagem, a polifonia tem como principal propriedade a diversidade de vozes controversas no interior de um texto.

O que é polifonia bakhtiniana?

Nos estudos linguísticos, o termo polifonia foi criado pelo filósofo russo Mikhail Bakhtin (). Esse conceito representa a pluralidade ou multiplicidade de vozes presentes nos textos, que, por sua vez, estão fundamentados em outros.

O que é polifonia de Bakhtin?

Em linguística, polifonia é, segundo Mikhail Bakhtin a presença de outros textos dentro de um texto, causada pela inserção do autor num contexto que já inclui previamente textos anteriores que lhe inspiram ou influenciam.

Qual o conceito de polifonia?

  • O CONCEITO DE POLIFONIA EM BAKHTIN - O TRAJETO POLIFÓNICO DE UMA METÁFORA Artur Roberto Roman * Queiramos ou nãoa, s metáfora seduzes m a razão. Sã oimagens par- ticulares e remotas que insensivelmente se convertem em esquemas gerais. (Bachelard-1948:93) INTRODUÇÃAO polifonia é um conceito muito caro à lingüística contemporânea.

Qual a relação entre polifonia e intertextualidade?

  • Polifonia e Intertextualidade. A partir do conceito de polifonia textual desenvolvida por Bakhtin, esta está intrinsecamente relacionada com a intertextualidade, pois há a referência à diferentes diálogos externos (de outras obras) inseridos em determinado texto, por exemplo.

Qual a noção de polifonia na literatura?

  • A noção de polifonia também aparece na literatura para designar a multiplicidade de vozes dentro de uma mesma obra. O termo foi assim alcunhado por Mijail Bajtín, quem estudou como, em certos romances, cada um dos personagens expressava a sua forma de entender a realidade, o que permitia ao leitor aceder a diversas cosmovisões (visões do mundo).

Qual a diferença entre polifonia e romance polifônico?

  • Este elemento não tem o mesmo significado da heterogeneidade enunciativa, que alude ao potencial desenvolvimento das vozes que já estão presentes na obra, ao passo que a polifonia se refere a variadas falas que intervêm no texto. O pesquisador russo vincula esta noção ao romance polifônico, que se opõe ao monológico.

Postagens relacionadas: