O que é a paixão segundo a filosofia?

Índice

O que é a paixão segundo a filosofia?

O que é a paixão segundo a filosofia?

Na filosofia houveram tentativas, apesar de seu instrumento, a razão, não ser muito apropriado. Condillac definia a paixão como “um desejo que não permite ter outros, ou que, pelo menos, é o mais dominante”. ... Por isso, a paixão exclui o domínio de si mesmo e, de certa forma, escapa da razão.

O que é paixão para Platão?

O conceito de amor ou paixão platônica também se relaciona com o mundo das ideias, criado por Platão. ... O amor platônico é entendido como um amor idealizado, irreal e fantasioso, onde o objeto amado é o ser perfeito, detentor de todas as boas qualidades e sem defeitos. Veja também: 5 diferenças entre amor e paixão.

Qual a relação entre paixão e paixão?

  • A impulsividade, o desespero e a inquietação são outras características que costumam estar associadas ao sentimento de paixão. Todas as pessoas podem se apaixonar e a qualquer momento, dependendo de diversos fatores associados com os gostos, preferências e referências que cada indivíduo possui.

Quais são as características da Paixão?

  • A paixão é capaz de alterar aspectos do comportamento e pensamento da pessoa, que passa a demonstrar um excesso de admiração por aquilo que lhe causa paixão. A impulsividade, o desespero e a inquietação são outras características que costumam estar associadas ao sentimento de paixão.

Qual a origem da Paixão?

  • A paixão é um sentimento muito intenso, que faz com que a pessoa altere de humor muito rapidamente. A pessoa apaixonada pode variar da extrema felicidade de estar apaixonado ao extremo sofrimento de possíveis desilusões. A paixão também está relacionada ao desejo sexual.

Qual a duração da Paixão?

  • Estudos mostram que a paixão possui uma duração limitada, até dezoito meses, em média. E, sua principal função seria estreitar os laços entre os indivíduos e possibilitar a reprodução da espécie.

Postagens relacionadas: