O que é a práxis marxista?

Índice

O que é a práxis marxista?

O que é a práxis marxista?

Para Marx o trabalho pode definir-se como um caso especial de praxis: atividade social que não é só consciente e tende a um objetivo e que se caracteriza pelo emprego de esforços consideráveis e duradouros tendentes a superar obstáculos e pela tendência mediata ou imediata de transformação do mundo.

Qual o seu entendimento do conceito de práxis?

Práxis é uma palavra com origem no termo em grego praxis que significa conduta ou ação. Corresponde a uma atividade prática em oposição à teoria.

Qual o conceito de práxis?

  • Marx utilizou o conceito de práxis como uma crítica ao idealismo e materialismo. O pensamento marxista descreve práxis como uma atividade que tem a sua origem na interação entre o homem e a natureza, sendo que esta só começa a fazer sentido quando o homem a altera através da sua conduta.

Como nasce o conceito de práxis?

  • A partir do pensamento do filósofo marxista italiano Antonio Gramsci, o conceito de práxis adquire uma conotação diferenciada: práxis passa a ser entendida como história, como o fazer-se da própria história, processo que se dá com a interferência do gênero humano nas condições ambientais, para consecução dos seus propósitos e necessidades.

Quais são os conceitos essenciais para o bom entendimento do marxismo?

  • Tais conceitos são essenciais para o bom entendimento dos pontos de vista de Marx. Estas vozes não concordam todo o tempo e admitimos uma infinidade de interpretações diametralmente opostas. Não obstante, a harmonia do nosso trabalho repousa justamente na possibilidade dialética implícita na teoria marxiana]

Postagens relacionadas: