Quais são as Doutrinas da Contabilidade?

Quais são as Doutrinas da Contabilidade?

Quais são as Doutrinas da Contabilidade?

R. A doutrina Patrimonialista, pois define a Contabilidade como a ciência que estuda o patrimônio e também define o patrimônio como o objeto da Contabilidade.

Quais são as escolas doutrinárias da contabilidade?

As correntes doutrinárias do pensamento contábil:

  • CONTISMO – precursor: Luca Pacioli.
  • PERSONALISMO – precursor: Francesco Marchi.
  • CONTROLISMO – precursor: Fabio Besta.
  • REDITUALISMO – precursor: Eugen Schlmalenbach.
  • PATRIMONIALISMO – precursor: Vincenzo Masi.

Qual a equação considerada como básica na contabilidade que sentido ela faz para a prática contábil?

A= SL+ P ou Ativo é igual a Situação Liquida + o Passivo. Esta equação é escrita na forma A=P+PL e significa que o total de ativos (A) sempre é igual à soma do total de passivos (P) com o patrimônio líquido (PL). ...

Quais as duas principais escolas da contabilidade?

A Contabilidade no Brasil foi influenciada pelas duas escolas, a italiana e a americana.

Qual o reflexo da escola patrimonialista Na contabilidade atual?

O patrimonialismo é uma corrente científica da contabilidade que teve como principal expoente o italiano Vincenzo Masi, professor da cidade de Bolonha, que defendeu o patrimônio como o objeto de estudo da ciência contábil desde 1923. ... A doutrina patrimonialista defende os princípios estático e dinâmico da riqueza.

Qual a principal característica da teoria Pseudopersonalista?

Pseudopersonalismo Frei Luca Paciolo Natureza empírica, sem base racional, baseia-se no pressuposto de que todas as contas devem ser consideradas como contas das pessoas à guarda de quem elas estejam confiadas. Conclui que entra, debita-se e tudo o que sai, credita-se.

O que defendia a escola Controlista?

Na Escola Controlista encontramos a ideia do patrimônio representar a soma econômica de valores positivos (ativo) e negativos (passivo) e não só de obrigações e direitos como dizia Giuseppe Cerboni da Escola Personalista.

O que é uma obrigação para efeitos contábeis?

- OBRIGAÇÕES: São todos os valores que uma família/empresa tenha que pagar a terceiros, ou seja, tudo que se deve a alguém, fazendo parte do Patrimônio.

Qual a essência da contabilidade?

  • Enquanto as escolas européias discutiam as doutrinas e a essência da contabilidade a escola norte-americana elaborava estudos para a criação de normas profissionais e para a padronização das demonstrações financeiras.

Qual o futuro da contabilidade?

  • A partir deste momento a contabilidade torna-se mais madura no aspecto profissional.Dentre o aspecto lógico do futuro da contabilidade baseado em fatores passados, a contabilidade continuará oferecendo informação para a tomada de decisão.

Como compreender o passado da contabilidade?

  • Mas compreender o passado da contabilidade não é só importante para tentar compreender o futuro da mesma, mas também resgatar a história das escolas doutrinárias, os pensadores a as diversas linhas de raciocínio do pensamento contábil.

Por que a doutrina cristã é incomparável?

  • Porém, a doutrina cristã possui um caráter singular e incomparável a qualquer outra. Isso porque ela não se baseia em meras tradições, experiências pessoais ou na observação de eventos e fenômenos naturais, mas sua fonte é a Escritura como a auto-revelação de Deus aos homens. Essa revelação é infalível, inerrante e autoritativa.

Postagens relacionadas: