Qual a diferença entre duplicatas a receber e duplicatas descontadas?

Qual a diferença entre duplicatas a receber e duplicatas descontadas?

Qual a diferença entre duplicatas a receber e duplicatas descontadas?

A operação de desconto de uma duplicata é uma operação financeira onde a empresa, detentora de um crédito (“Duplicatas a Receber”, “Clientes” etc) antecipa seu recebimento junto ao banco, que cobra juros por essa operação. ... A classificação da conta “Duplicatas Descontadas” sofreu alteração após a Lei 11.941/09.

Porque as duplicatas descontadas são classificadas no passivo circulante?

Em essência, a empresa está tomando um empréstimo e oferecendo a duplicata como garantia. O valor recebido pelo adiantamento (empréstimo) deve ser contabilizado como passivo circulante ou não circulante, pelo valor líquido dos encargos cobrados pelo banco.

O que é o desconto de duplicata?

Essa operação é um adiantamento de capital, feita pelo banco, sobre valores de títulos, como duplicatas e notas promissórias. Em outras palavras, com o desconto de duplicatas, o cliente recebe com antecipação os recursos de uma venda feita à prazo.

Quem paga a duplicata?

O que é Duplicata: A duplicata é uma ordem de pagamento emitida pelo credor, ao vender uma mercadoria ou serviço que prestou e que estão representados em uma fatura, que deve ser paga pelo comprador das mercadorias ou pelo tomador dos serviços.

O que são operações com duplicatas?

Consiste numa operação financeira pela qual o banco disponibiliza recursos às empresas, mediante entrega, por elas, de duplicatas a receber, descontando desde já, as despesas bancárias e os juros.

O que significa descontos de duplicatas com transferência de riscos e benefícios após CPC 48?

O desconto de duplicatas é uma operação financeira de curto prazo (empréstimo), na qual a empresa obtém recursos financeiros perante bancos ou entidades assemelhadas (factoring, por exemplo) a serem utilizados em suas atividades operacionais e/ou de investimentos.

E a peça contábil onde são apresentados os saldos e as movimentações de todas as contas do ativo do passivo e patrimônio líquido e as contas de resultado credoras e devedoras?

O balancete de verificação é um demonstrativo contábil que reúne todas as contas em movimento na empresa e seus respectivos saldos (saldos de débito/saldos devedores e saldos de crédito/saldos credores).

Qual adaptação da lei aos padrões internacionais de contabilidade as duplicatas descontadas passaram a fazer parte do?

da Lei das S.A. n°6.404/76, as duplicatas descontadas eram contas redutoras do ativo. Com a adaptação da lei aos padrões internacionais de Contabilidade, as duplicatas descontadas. passaram a fazer parte do: A O Ativo.

Qual o valor do desconto bancário de uma duplicata?

Também chamados de taxas de desconto, são os descontos bancários que vão até o vencimento do documento. Geralmente, o seu valor é de 1,5% ao mês (ou 0,05% por dia corrido).

Como funciona a duplicata descontada?

  • A duplicata descontada é uma opção de crédito junto às instituições financeiras, antecipando o valor que seria recebido em um outro momento. Ou seja, funciona como um adiantamento dos valores que seu negócio teria a receber das compras – ou adiantamento de recebíveis, antes do tempo previsto.

Qual o valor da duplicata descontada?

  • Nela consta o valor total que foi pago pelo cliente e o vencimento do título. As duplicatas descontadas, ou o desconto de duplicatas, diz respeito a uma operação na qual pode-se “vender” duplicatas para os bancos. Com isso, há uma antecipação do valor corrente.

Como deve ser contabilizada a duplicata descontada?

  • Pergunta: A duplicata descontada deve ser contabilizada em conta retificadora do ativo ou em conta do passivo? Resposta - As empresas que detém duplicatas a receber de seus clientes podem receber esses valores antecipadamente. Nessa operação, chamada de desconto de duplicata, a empresa não transfere o risco do sacado não honrar sua dívida ...

Qual a taxa de juros das duplicatas descontadas?

  • Diante de tudo que falamos acima, utilizar as duplicatas descontadas geram uma taxa de juros menor do que a de financiamentos e empréstimos. Em uma comparação simples, normalmente os bancos tradicionais cobram entre 8% e 9% ao mês, enquanto as empresas de factoring cobram em torno de 4,5% ao mês.

Postagens relacionadas: