Para que serve a trefilação?

Índice

Para que serve a trefilação?

Para que serve a trefilação?

Trata-se de um processo mecânico que confere ao material precisão dimensional e melhores propriedades mecânicas. ... A finalidade do processo de trefilação é a obtenção de fios de dimensões, acabamento superficial e propriedades mecânicas controladas.

Qual o conceito de trefilação?

A trefilação é uma operação em que a matéria- prima é estirada através de uma matriz em forma de canal convergente (FIEIRA ou TREFILA) por meio de uma força tracionadora aplicada do lado de saída da matriz.

O que são produtos trefilados?

Os materiais trefilados são elementos que passam por um processo mecânico para adquirir dimensões precisas. É o processo de trefilação, portanto, que resulta na obtenção de fios de dimensão reduzida a partir dos aços trefilados e também no controle de acabamento superficial e dos aspectos técnicos desses materiais.

O que é trefilação de metais?

A trefilação, que também pode ser chamada de trefilagem, é como denominamos o processo de produção de arames, tubos e também de barras finas de metal. A trefilação é um procedimento industrial que proporciona uma significativa redução da seção da largura e assim o consequente aumento no comprimento do material.

Quais as vantagens do processo de trefilação?

Vantagens:

  • O material pode ser estirado e reduzido em secção transversal mais do que com qualquer outro processo;
  • A precisão dimensional obtenível é maior do que em qualquer outro processo exceto a laminação a frio, que não é aplicável às bitolas comuns de arames;
  • A superfície produzida é uniformemente limpa e polida;

Qual a função do tratamento térmico?

O tratamento térmico serve para melhorar as propriedades de peças metálicas quando em uso ou utilização. Pode-se “amolecer” ou “endurecer” uma peça de acordo com o que se quer fazer.

Quais produtos são fabricados por meio da trefilação?

O processo de trefilação é utilizado para a fabricação dos seguintes produtos: Barras maciças assimétricas; Vergalhões; Arames; Fios; Tubos.

Qual o nome dado a Barra a ser Trefilada?

Trefilação seca: o fio ou barra passa entre um reservatório de lubrificante em pó normalmente à base de cálcio ou sódio que é arrastado pelo fio ou barra para dentro da fieira, promovendo sua lubrificação durante a trefilação.

Quais materiais podem ser trefilados?

O processo de trefilação é utilizado para a fabricação dos seguintes produtos: Barras maciças assimétricas; Vergalhões; Arames; Fios; Tubos.

Por que o fio deve ser trefilado?

  • A velocidade em que o fio deve ser trefilado varia de acordo com o material e a dimensão da redução. O fato de 'puxar' o material sem aquecimento prévio, exige maior força da máquina. Logo, pode causar exaustão antecipada do equipamento e fadigas no metal. Pra diminuir os efeitos da exaustão, existe a lubrificação.

Quais as aplicações para a trefilagem?

  • Existem muitas aplicações para a trefilagem como produção de fios elétricos, cabos, clipes de papel, corda para instrumentos musicais e raio para rodas. Da redução sucessiva de diâmetro de uma barra metálica maciça podem resultar barras, vergalhões e arames, dependendo do diâmetro do produto final.

Quais os defeitos nas peças trefiladas?

  • Defeitos nas peças trefiladas. O processo de Trefilação é um processo que não origina maiores problemas nas peças produzidas. A maioria dos defeitos é oriunda de desgaste nas fieiras, decapagem mal feita ou de aplicação de velocidades de tração associadas a índices de redução inadequados.

Postagens relacionadas: