Que são as estrias?

Índice

Que são as estrias?

Que são as estrias?

Estria é uma atrofia tegumentar adquirida que surge quando as fibras elásticas e colágenas (responsáveis pela firmeza da pele) se rompem e formam “cicatrizes”. As estrias ocorrem mais em mulheres, podendo ser discretas ou exuberantes.

Quais são os tipos de estrias?

Existem três tipos de estrias, as vermelhas ou arroxeadas, as brancas superficiais e estreitas, e as brancas profundas e largas. As vermelhas ou arroxeadas são mais recentes e portanto as mais fáceis de tratar, pois ainda há sangue circulando no local e o tecido não foi totalmente prejudicado.

Como eliminar as estrias?

Para tirar estrias, pode-se recorrer a tratamentos caseiros, feitos à base de esfoliação na pele e boa hidratação ou pode-se recorrer a tratamentos estéticos, como o laser ou microagulhamento, por exemplo. Para saber qual o tratamento mais indicado primeiro é preciso identificar a cor da estria.

O que são as estrias brancas?

Brancas: são estrias antigas, que já não apresentam reação inflamatória. Atróficas: apresentam-se deprimidas em relação à superfície da pele. Hipertróficas: fazem relevo com relação à superfície da pele. As estrias, normalmente, acometem a face lateral dos quadris e das coxas, mas também podem surgir na região lombar.

O que causa estrias em uma mulher?

As estrias surgem quando a pele estica muito em um curto período de tempo. Dessa forma, podem sair durante surtos de crescimento em adolescentes, bem como durante um rápido ganho de peso, e, é claro, também na gravidez. .

Quais os piores tipos de estrias?

Brancas: são estrias antigas, que já não apresentam reação inflamatória. Atróficas: apresentam-se deprimidas em relação à superfície da pele. Hipertróficas: fazem relevo com relação à superfície da pele. As estrias, normalmente, acometem a face lateral dos quadris e das coxas, mas também podem surgir na região lombar.

Que tipo de estrias desaparecem?

Ao longo do tempo, a maioria das estrias tende a atenuar-se e algumas desaparecem completamente. Mas esse processo normalmente leva mais de um ano. É improvável que cremes, loções e géis que estão no mercado consigam que as estrias sejam mais atenuadas do que seriam naturalmente com o tempo.

Quando surgem as estrias?

  • As estrias surgem quando a pele precisa se esticar de modo relativamente rápido, isto é, ao longo de alguns dias. As lesões inicialmente são linhas arroxeadas/avermelhadas que com o tempo tendem a ser tornam mais claras. Em alguns casos, as estrias podem torna-se quase imperceptíveis após alguns anos.

Qual o aspecto das estrias iniciais?

  • As estrias ocorrem mais em mulheres, podendo ser discretas ou exuberantes. O aspecto das estrias iniciais são lesões lineares rosadas ou cor da pele, deprimidas ou discretamente elevadas e, na fase tardia, brancas com espessura e largura variáveis, sendo mais frequentes nas nádegas, coxas, abdome e costas.

Qual o objetivo do tratamento para estrias?

  • O objetivo de qualquer tratamento para estrias é amenizar, disfarçar as cicatrizes, para melhorar a aparência, a estética. Enquanto as estrias estão rosadas, a pele tem ainda um poder regenerativo, o que favorece muito o tratamento. Passado algum tempo, ficam arroxeadas e alongam-se. Nessa fase o tratamento ainda pode ter resultados significativos.

Quais são as estrias no abdómen?

  • As estrias geralmente surgem no abdómen, embora também sejam comuns nas mamas, braços, costas, coxas e nádegas. Em alguns casos podem causar irritação, prurido e stresse emocional. No entanto, as estrias não são um risco para a saúde nem comprometem qualquer função corporal, sendo meramente uma condição estética.

Postagens relacionadas: