Como é feita a prova tuberculínica?
Índice
- Como é feita a prova tuberculínica?
- Quem deve fazer a prova Tuberculinica?
- Quais as principais recomendações do teste tuberculínico?
- Como é feito o teste rápido para tuberculose?
- Quando precisa ser feito teste de hipersensibilidade para fins diagnósticos como prova de PPD qual via é utilizada?
- Onde é aplicada a prova Tuberculinica?
- Qual a prova da tuberculose?
- Qual o resultado da infecção da tuberculina?
- Qual a padronização do exame da tuberculose?
- Quando se desenvolve a tuberculose primária?

Como é feita a prova tuberculínica?
Como o teste tuberculínico é realizado
- Injeta-se uma pequena quantidade de líquido na face anterior do antebraço.
- A aplicação deve ser feita logo abaixo da pele, formando uma bolinha.
- Este líquido contém uma proteína derivada do micobacterium tuberculosis – Derivado Proteico Purificado (PPD)
Quem deve fazer a prova Tuberculinica?
A testagem não precisa ser periódica, mas sempre que o profissional for exposto ao agente infeccioso, a prova tuberculínica deve ser realizada. Figura 1 – Fluxograma de condutas para adultos e adolescentes com idade maior ou igual a 10 anos. Fonte: Brasil, Ministério da Saúde, Manual de recomendações do PNCT, 2011.
Quais as principais recomendações do teste tuberculínico?
Após a abertura do lacre do frasco da tuberculina, caso não haja contaminação, durante a retirada do produto para a injeção, este poderá ficar estável por no máximo duas a três semanas. Caso a conservação esteja inadequada ou suspeita de contaminação, utilizar no máximo em 24h.
Como é feito o teste rápido para tuberculose?
Sobre o teste rápido molecular para tuberculose (TRM-TB) No teste, por meio da reação em cadeia da polimerase (PCR), é realizada em tempo real a extração, amplificação e detecção do DNA do M. tuberculosis, além de triagem de cepas resistentes à rifampicina.
Quando precisa ser feito teste de hipersensibilidade para fins diagnósticos como prova de PPD qual via é utilizada?
A prova tuberculínica é um teste diagnóstico de ILTB que se baseia em uma reação de hipersensibilidade cutânea após a aplicação do PPD por via intradérmica, em que a leitura é realizada 48 a 72 horas após a aplicação, podendo ser estendido até 96 horas (BRASIL, 2011b).
Onde é aplicada a prova Tuberculinica?
A prova tuberculínica (PT) é um exame de extrema relevância para o diagnóstico da infecção latente da tuberculose (ILTB) no Brasil. Ela consiste da infusão de protéico do M. tuberculosis (PPD) no sub-cutâneo para medir a resposta imune celular do indivíduo.
Qual a prova da tuberculose?
- A prova consiste na injeção de uma substância por baixo da pele do antebraço denominada tuberculina, sendo o local avaliado três dias depois. O endurecimento da pele indica que a pessoa esteve em contacto com a bactéria da tuberculose, embora não signifique que tem a doença ativa.
Qual o resultado da infecção da tuberculina?
- O inchaço e vermelhidão indicam, regra geral, um resultado positivo. As infecções provocadas por estas bactérias podem estar activas ou inactivas. O teste da tuberculina não distingue, quando positivo, se a infecção está activa ou inactiva.
Qual a padronização do exame da tuberculose?
- Nesse contexto, a padronização das técnicas de aplicação e de leitura da PT confere ao exame maior confiabilidade e precisão na indicação do tratamento da infecção latente da tuberculose, sendo essa uma das medidas mais importantes para o controle da doença.
Quando se desenvolve a tuberculose primária?
- A tuberculose primária se desenvolve em aproximadamente 5% dos casos, quando a primo-infecção não é contida pelo sistema imunológico ou quando a carga infectante é alta. Essa progressão acontece nos primeiros cinco anos após a primo-infecção.