O que seria uma proposta de intervenção?

Índice

O que seria uma proposta de intervenção?

O que seria uma proposta de intervenção?

A proposta de intervenção é uma competência característica da redação do Enem, na qual o candidato deverá propor ações inovadoras que caminhem para a solução do problema proposto no exame, como uma contribuição para melhoria da sociedade.

O que é necessário em uma proposta de intervenção?

A proposta de intervenção deve ter vínculo com a tese e ser coerente com os argumentos usados na redação. Fique ligado, pois o texto precisa ter um encadeamento lógico. A proposta bem elaborada deve conter um detalhamento do que fazer, como fazer, os meios e os participantes da proposta.

O que é possível apresentar como proposta de intervenção para o problema?

Sendo assim, na proposta de intervenção, é preciso que o candidato apresente soluções exequíveis para o problema. Isso quer dizer que não adianta criar soluções mágicas ou mirabolantes, é preciso que as propostas apresentadas sejam coerentes e viáveis.

Por que a proposta de intervenção do Enem?

  • Como falamos no tópico anterior, a proposta de intervenção do Enem é uma das competências exigidas na avaliação da redação. E é justamente essa a competência que tem apresentado pior desempenho na média dos inscritos nos últimos anos.

Qual a proposta de intervenção na redação?

  • Proposta de intervenção na redação ENEM – O que é e como fazer? A proposta de intervenção é a quinta competência avaliada na Redação Dissertativa Argumentativa do Enem. Ela corresponde a uma intervenção num problema apresentado, deve respeitar os direitos humanos e ser factível, ou seja, realizável.

Como elaborar uma proposta de intervenção social no ENEM?

  • Para elaborar uma proposta de intervenção social no Enem você deve resgatar o que já aprendeu em diversas disciplinas e unir as coisas. Deve se lembrar do que leu em jornais e revistas ou assistiu nos telejornais. Recorde-se também das reportagens que viu no Google.

Qual é a redação do Enem?

  • A redação do Enem segue um modelo de construção textual chamado dissertativo-argumentativo. Esse gênero exige que o candidato saiba demonstrar conhecimento sobre determinado tema, dissertando a respeito do assunto proposto, e também que ele apresente e defenda uma ideia para solucionar o problema colocado.

Postagens relacionadas: