O que é Psicologia da Educação e da aprendizagem?

O que é Psicologia da Educação e da aprendizagem?

O que é Psicologia da Educação e da aprendizagem?

A psicologia da educação é uma subárea de conhecimento dentro da psicologia, que tem como função a produção de saberes relativos aos fenômenos psicológicos constituintes do processo educativo. Estudar psicologia da educação ou psicologia educacional é compreender o processo de ensino e aprendizagem.

Quais são as duas linhas teóricas que explicam a psicologia da aprendizagem?

A linha cognitivista, como já foi detalhada no capítulo anterior, enfatiza o processo da cognição, compreensão, transformação, armazenamento e uso da informação. Ocupa-se dos processos mentais. O enfoque humanista vê o aprendiz em sua totalidade. Nesta abordagem, o importante é a auto-realização, o crescimento pessoal.

Como a psicologia da aprendizagem pode contribuir para o processo de aprendizagem?

Se o papel do professor é ensinar e o do aluno é aprender, a psicologia da aprendizagem tenta contribuir como uma ponte, para que este processo, que nós chamamos de ato pedagógico, tenha êxito. ... Para ser mediador, o professor precisa conhecer os fundamentos da aprendizagem.

Quais são os tipos de aprendizagem em psicologia?

Tipos de aprendizagem: conheças os 7 existentes e identifique o seu

  1. Espacial. Nessa aprendizagem, os estímulos visuais são fundamentais para a absorção dos conteúdos. ...
  2. Físico-cinestésica. ...
  3. Interpessoal. ...
  4. Intrapessoal. ...
  5. Linguística. ...
  6. Lógico-matemática. ...
  7. Musical.

Quais os principais teóricos que fundamentam os estudos sobre a Psicologia da Educação e da aprendizagem?

Teóricos como Sigmund Freud, Jean Piaget, Frantz Fanon, Burrhus Frederic Skinner, Carl Rogers, Lev Vygotsky e Alexander Luria, são tidos como precursores dos estudos em Psicologia da Educação.

Qual a função da Psicologia educacional?

O psicólogo educacional tem a atribuição de estudar e intervir no comportamento humano no contexto da educação. ... Desse modo, as competências do psicólogo vão ao encontro da prevenção, especialmente na melhoria da adaptação dos indivíduos e na promoção do bem-estar e da excelência acadêmica.

Quais são as principais teorias de aprendizagem?

Para estruturar a enquete, destacamos as seguintes teorias de aprendizagem, a saber: Comportamentalista, Construtivista, Sociointeracionista, Racionalista e Aprendizagem Significativa.

Quais são as duas teorias de aprendizagem?

São, de fato, ideias poderosas da Psicologia da Educação porque enfocam diferentes aspectos do processo de aprendizagem e ajudam a explicar como ela ocorre....
CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEMInatismo, empirismo e construtivismo
JEAN PIAGET ()Sujeito epistêmico
Esquemas de ação
Conhecimento prévio

Qual a importância da psicologia educativa?

  • A psicologia educativa supõe uma mudança radical na concepção tradicional dos papéis de professor e aluno, pois defende o papel ativo deste último no processo de aprendizagem. Além disso, permite ao professor mostrar os materiais de construção e as orientações necessárias para que a criança progrida em seu próprio desenvolvimento integral.

Quais são as teorias de aprendizagem?

  • INTRODUÇÃO Pretende-se com este trabalho abordar as diferentes teorias de aprendizagem, e compreender o que é a aprendizagem. Parte-se do conceito de que uma aprendizagem não é mais Carlos Vila, Sandra Diogo, Anabela Vieira 2/16 www.psicologia.com.pt Documento produzido em

Quais são as principais abordagens da psicologia?

  • Nesse sentido, apresenta inicialmente um breve histórico da Psicologia e noções sobre três importantes abordagens psicológicas: Psicanálise, Behaviorismo e Psicologia Humanista. Em seguida, na Unidade 2são abordados aspectos do desenvolvimento humano, em especial da criança e do adolescente, sob a perspectiva psicológica e social.

Quais são os tipos de aprendizagem cognitiva?

  • Tolman introduziu o conceito de mapas cognitivos na aprendizagem do indivíduo. TIPOS DE APRENDIZAGEM Aprendizagem por Habituação Segundo Gleitman, H. e Fridlund, J.A. e Reisberg, D. esta aprendizagem é talvez a mais simples, tem a ver com as recordações das experiências anteriores do indivíduo, ou seja, com as memórias que lhe são familiares.

Postagens relacionadas: