O que é a psicose na psicanálise?

Índice

O que é a psicose na psicanálise?

O que é a psicose na psicanálise?

Na psicanálise, a psicose corresponde a um funcionamento psíquico que obedece a um princípio de rejeição primordial, que corresponde ao termo alemão Verwerfung. A rejeição primordial consiste na expulsão de idéias ou pensamentos próprios, os quais passam a ser tratados como estranhos ou não acontecidos.

Qual a diferença teórica entre Lacan e Freud no que tange à psicose?

No caso da psicose, Lacan explica que há aí a foraclusão desse significante. ... Desse modo, tal como Freud entendia o delírio como uma tentativa de cura, Lacan o entende ainda como uma alternativa de trabalho encontrado pelo sujeito psicótico para dar conta de sua realidade própria e fora do mundo comum, social.

Quais são as classificações da psicose?

Classificação da psicose As psicoses podem ser descritas e classificadas da seguinte forma: paranoide, esquizofrenia, transtorno bipolar, melancolia e depressão.

Qual a eficácia do tratamento da psicose?

  • Para que se consiga eficácia no tratamento da psicose é preciso saber as causas dela e o tipo. A internação forçada será acionada se riscos à saúde e à segurança do paciente forem descobertos. Vale dizer que a parte medicamentosa ajuda no controle dos sintomas, estabilizando o pensamento e comportamento destrutivo do psicótico.

Como se trata a psicose?

  • A psicose se trata de um transtorno psíquico que interfere sensivelmente na percepção do indivíduo. Na prática, a interpretação dele sobre si e o mundo fica desproporcional quando comparada com a de outras pessoas. Por isso que é bastante comum que os casos apresentem delírios ou alucinações recorrentes.

Por que a psicanálise necessita de atenção?

  • Diante disso, a psicanálise, por sua vez, necessita de atenção tanto para fatores conscientes como inconscientes para a realização de um diagnóstico, ressalta Hegenberg (2004), pois demanda do terapeuta a capacidade de distinguir aquilo que pertence a ele mesmo (juízo de valor) e o que se refere ao outro.

Por que a psicose é reconhecida?

  • Por conta da mudança brusca no comportamento e na personalidade do indivíduo, a psicose pode ser facilmente reconhecida. Isso porque tanto o modo de pensar quanto o humor e o comportamento do paciente se transformam por completo. Para visualizar melhor os sintomas, observe:

Postagens relacionadas: