O que é a Psicologia Escolar artigo?

O que é a Psicologia Escolar artigo?

O que é a Psicologia Escolar artigo?

A Psicologia Escolar, enquanto campo de produção científica e de atuação profissional do psicólogo, caracteriza-se pela inserção da Psicologia no contexto escolar com o objetivo de contribuir para a promoção do desenvolvimento, da aprendizagem e da relação entre esses dois processos.

Como se define a Psicologia Escolar?

A Psicologia Escolar é o campo da psicologia que se articula com a área da educação para proporcionar melhorias nos ambientes educacionais. Inicialmente, essa relação psicologia-educação possuía uma forte tendência em corrigir determinados problemas de aprendizagem do aluno a adaptá-lo à escola.

Como a psicologia atua na escola?

A atuação do psicólogo escolar está relacionada a prática psicológica educacional. O profissional avalia, realiza diagnósticos e intervenções e promove campanhas de prevenção. ... - Pesquisa dados sobre a realidade da escola em seus múltiplos aspectos, visando desenvolver o conhecimento científico, entre outros.

O que pode fazer o psicólogo na escola Scielo?

Em função das particularidades e necessidades da instituição e com profundo sentido ético, o psicólogo, em articulação com outros profissionais da escola, pode realizar pesquisas com alunos, professores, pais e membros da comunidade sobre questões que, por sua importância, contribuam com informações relevantes para a ...

Que concepções permeiam a atuação do psicólogo na psicologia escolar?

Portanto, devem ser levadas em consideração por psicólogos e educadores que buscam desenvolver intervenções assertivas no contexto escolar. ... A prática do psicólogo caracterizou-se por uma postura elitista, tecnicista e normatizadora, fundamentando-se em concepções reducionistas e deterministas (Antunes, 2003).

Qual a importância do psicólogo escolar?

O psicólogo escolar deve prestar atendimento para alunos, pais, professores e demais funcionários. Sua função é promover o bem-estar social (Santos; et. ... Dentre suas funções pontua-se: avaliar problemas de aprendizagem, problemas de adaptação escolar e integração da família, escola e sociedade.

Como deve ser a atuação de um psicólogo escolar?

No âmbito da educação formal, atua: realizando pesquisas, diagnóstico e intervenção preventiva ou corretiva em grupo e individualmente; envolvendo em sua análise e intervenção, todos os segmentos do sistema educacional que participam do processo de ensino- aprendizagem.

Por que a psicologia escolar é a expressão da psicologia?

  • Tentando esclarecer tais colocações, Mitjáns Martínez (2003) aponta que “a psicologia escolar é, de fato, a expressão da psicologia (na sua dupla condição de produção científica e de trabalho profissional) no contexto escolar” (p. 107).

Qual a função do psicólogo escolar?

  • Antunes (2008) corrobora esta ideia, pois também visualiza o psicólogo escolar, com a função de desenvolver, apoiar e promover a utilização de instrumental adequado para o melhor aproveitamento acadêmico do aluno. Não somente no plano escolar, mas principalmente, no plano social.

Por que a inserção da psicologia nas escolas?

  • A inserção da Psicologia nas escolas foi marcada por objetivos fortemente adaptacionistas, nos quais predominava a necessidade de corrigir e adaptar, à escola, o aluno portador de um problema de aprendizagem (CORREIA ; CAMPOS, 2004; TANAMACHI, 2000).

Qual a relação entre a psicologia e a educação?

  • Vê-se, portanto, que o vínculo inicial da relação entre a Psicologia e a Educação, que se caracterizava pela aplicação acrítica das teorias psicológicas às questões educacionais, não se manteve ao longo da história entre esses dois campos científicos, dando lugar a uma relação de interdependência.

Postagens relacionadas: