O que é a abordagem psicodinâmica?

Índice

O que é a abordagem psicodinâmica?

O que é a abordagem psicodinâmica?

A abordagem psicodinâmica refere-se a uma compreensão do psiquismo em seus processos dinâmicos, orientando o tra- balho em direção ao insight.

Como funciona a psicodinâmica?

O processo psicodinâmico é baseado em métodos e técnicas que se utiliza principalmente da escuta terapêutica, ou seja, da fala do paciente sobre si mesmo, sua vida. A intervenção, ato ou interpretação do analista parte sempre do que foi trazido pelo paciente, da análise dos sintomas.

Quais as técnicas da abordagem em psicodinâmica?

As principais técnicas usadas por terapeutas psicodinâmicos incluem livre associação, interpretação de sonhos, reconhecimento de resistência, transferência, trabalho com memórias dolorosas e questões difíceis e construção de uma forte aliança terapêutica.

Fazem parte da abordagem psicodinâmica as psicoterapias?

A Psicodinâmica é uma abordagem da psicologia que está diretamente ligada às teorias trabalhadas pela Teoria Psicanalítica. Essa abordagem trabalha os conflitos que estão no nosso inconsciente, ou seja, que não estão de fácil acesso nos nossos pensamentos e no nosso dia-a-dia, afirmam os psicólogos.

Qual a abordagem da psicodinâmica?

  • A Psicoterapia Psicodinâmica, embora esteja ligada à Psicanálise, tende a ser uma abordagem mais breve, além de ter um grande enfoque na dinâmica entre paciente/terapeuta.

Qual a psicoterapia psicodinâmica?

  • Com a Psicoterapia Psicodinâmica, esse indivíduo passa a trabalhar o fortalecimento de suas emoções, entendê-las e elaborá-las, além de compreender o seu lugar no mundo e a sua individualidade. Por isso é uma abordagem importante e recomendada para trabalhar o autoconhecimento e a autoestima.

Qual a diferença entre o termo psicanalítico e o psicodinâmico?

  • No entanto, há uma distinção importante: o termo psicanalítico refere-se apenas às teorias desenvolvidas por Freud. Já o termo psicodinâmico referencia as teorias de Freud e aquelas baseadas em suas ideias. Isso inclui a teoria psicossocial do desenvolvimento humano de Erik Erikson e o conceito de arquétipos de Jung.

Quando um psicólogo refere que a sua orientação é psicodinâmica?

  • Portanto, quando um psicólogo refere que a sua orientação é psicodinâmica estará a dizer que atribui muita importância ao inconsciente de cada pessoa. Mas não só: esse psicólogo vai considerar também que as pessoas têm diferentes estruturas de personalidade conforme o modo como passaram, e ultrapassaram, diferentes estádios de desenvolvimento.

Postagens relacionadas: