O que é quantidade de calor específico e quantidade de calor latente?
Índice
- O que é quantidade de calor específico e quantidade de calor latente?
- O que é quantidade de calor específico?
- Como calcular a quantidade de calor latente?
- Como calcular a quantidade de calor específico?
- Qual o único fenômeno provocado pelo calor latente?
- Como fazer cálculo de calorimetria?
- Como é calculado o calor latente?
- Qual a diferença entre calor latente e calor sensível?
- Qual é o calor latente da água?
- Como calcular o calor específico das substâncias?
O que é quantidade de calor específico e quantidade de calor latente?
O calor específico é a quantidade de calor necessária para aumentar a temperatura de 1 °C de 1g do elemento. Cada elemento possui um calor específico. Obs: Diferente do calor latente, o calor específico considera a variação de temperatura (temperatura final menos a temperatura inicial) que ocorre no corpo.
O que é quantidade de calor específico?
Calor específico é um dos conceitos da calorimetria que estuda as trocas de energia e os fenômenos relacionados a transferência de calor entre os corpos. Sendo assim, o calor específico é a quantidade de energia necessária para aumentar (ou diminuir) uma unidade de massa de uma substância em um grau.
Como calcular a quantidade de calor latente?
Para calcular o calor latente de uma substância, basta dividir a quantidade de calor Q que a substância precisa ganhar ou perder para mudar de fase pela massa m da mesma.
Como calcular a quantidade de calor específico?
Para calcular o calor específico das substâncias utiliza-se a seguinte fórmula:
- c = Q/m. ...
- c: calor específico (cal/g.°C ou J/Kg.K) ...
- C = Q/ΔT.
- C: capacidade térmica (cal/°C ou J/K) ...
- c = C/m.
- C: capacidade térmica (cal/°C ou J/K) ...
- Calor Latente (L): corresponde a quantidade de calor recebida ou cedida por um corpo. ...
- Q = m .
Qual o único fenômeno provocado pelo calor latente?
Tem mais depois da publicidade ;) Ao receber uma quantidade de calor latente, um corpo qualquer sofrerá mudança de estado físico. Para que isso seja possível, sua temperatura inicial deve ser a temperatura correspondente ao seu ponto de fusão ou ponto de ebulição.
Como fazer cálculo de calorimetria?
Essa equação define a quantidade de calor (Q) que um corpo de massa (m) e calor específico (c) absorve ou libera para variar sua temperatura em certo valor (ΔT). Para calcular a quantidade de calor, basta isolar Q na equação acima, obtendo a expressão: Q = m.c.ΔT.
Como é calculado o calor latente?
- Ele é calculado pela seguinte fórmula: Q = m . L. Onde, Q: quantidade de calor (cal ou J) m: massa (g ou Kg) L: calor latente (cal/g ou J/Kg) Obs: diferente do calor específico, o latente não depende da temperatura. Isso porque quando ocorre as mudanças de estado, a temperatura não varia.
Qual a diferença entre calor latente e calor sensível?
- Calor Latente e Calor Sensível. Além do calor específico, existem outras formas de calor, das quais se destacam: Calor Latente (L): corresponde a quantidade de calor recebida ou cedida por um corpo. Nesse caso, sua temperatura permanece a mesma, enquanto seu estado físico se modifica.
Qual é o calor latente da água?
- Nas condições normais de temperatura e pressão, o calor latente da água, para suas diferentes mudanças de estado físico, é mostrado na tabela abaixo: De acordo com a tabela mostrada acima, são necessárias 80 calorias para congelarmos 1 grama de água que se encontre na temperatura de fusão (0 ºC).
Como calcular o calor específico das substâncias?
- Dessa forma, ele determina a quantidade de calor necessária para aumentar a temperatura de 1 °C de 1g do elemento. Para calcular o calor específico das substâncias utiliza-se a seguinte fórmula: