Como contabilizar um contrato de concessão?

Como contabilizar um contrato de concessão?

Como contabilizar um contrato de concessão?

Segundo o ICPC 01, o ativo da concessionária é identificado de acordo com o risco constante no contrato de concessão. Caso o risco seja do Governo, a concessionária deve contabilizar um ativo financeiro, referente ao valor que o Poder Concedente irá remunerá-la pelos serviços.

Como é realizado o reconhecimento da receita nos contratos de construção?

O reconhecimento da receita associada ao contrato de construção deve ser feito quando a conclusão do contrato puder ser confiavelmente estimada, tomando como base a proporção do trabalho executado até a data do balanço.

Como fazer a contabilidade de uma construção?

O primeiro controle realizado pela contabilidade na construtora é o de orçamento. O que foi previsto como referencial dos gastos deve ser comparado ao realizado. A melhor forma de fazer isso está na comparação entre relatórios. Somente assim a construtora descobre os pontos fora da curva em sua trajetória.

O que é o CPC 17?

Nesse contexto, o CPC 17 – Contratos de Construção estabelece os procedimentos e normas para contabilização de receitas e despesas dos contratos de longa duração. ... In this context, CPC 17 - Construction Contracts establishes procedures and standards for the accounting of revenues and expenses of long-term contracts.

O que é ativo de concessão?

O ativo de serviço de concessão deve inicialmente ser mensurado pelo valor justo. Se os pagamentos a serem efetuados ao operador puderem ser segregados, pela construção e pelos serviços, considera-se a parcela referente à construção o valor justo da propriedade.

O que é ativo financeiro da concessão?

O ativo financeiro refere-se aos investimentos realizados e previstos no contrato de concessão e não amortizados até o final da concessão por ser um direito incondicional de receber caixa ou outro ativo financeiro diretamente do poder concedente, decorrente da aplicação da Interpretação Técnica ICPC 01 - Contratos de ...

Como funciona a contabilidade de uma incorporadora?

Sua contabilidade é muito parecida com as empresas de outros ramos, contudo, a diferença destaca-se no momento da apropriação dos custos e das receitas. As empresas do ramo imobiliário possuem plano de contas diferenciado dos demais ramos, tendo em vista as especificidades das incorporadoras.

Qual o critério utilizado para a apropriação da receita de imóveis vendido POC percentual de evolução de obra?

O POC pode ser definido de três maneiras: Valor percentual da medição da obra pela engenharia ou laudo de avaliação. Valor percentual em comparação do custo incorrido com o custo orçado. De acordo com o IFRS15 onde o POC é 100% na entrega das chaves.

Por que você não queira fazer a obra na Receita Federal?

  • Saiba, que mesmo que você não queira fazer, eles já sabem da sua obra, pois estava tudo registradinho lá no sistema deles. Isto acontece provavelmente quando você aprova o projeto na prefeitura e esta já repassa para a Receita. Então a dica é: Terminou? Peça o Habite-se e logo em seguida regularize na Receita Federal.

Como a receita deve ser reconhecida?

  • De uma maneira geral a pessoa jurídica deve reconhecer receita sempre que cumprir a obrigação estipulada no contrato firmado com o cliente ou quando fizer a tradição completa do bem. Abaixo segue o método estabelecido pelo CPC 47 para que a receita seja reconhecida:

Como construir um bloco de fontes de receita?

  • Para construir o bloco de Fontes de Receita, é importante que a empresa se pergunte que benefícios incentivam os clientes a pagar mais, a que preços eles estão adquirindo benefícios similares atualmente, que modo de pagamento eles preferem e também que parcela da receita total da organização cada fonte representa.

Qual a documentação necessária para iniciar a construção?

  • Para atender aos pedidos, a lei exige que seja entregue uma documentação específica no cartório, conforme a situação. Antes de construir, o proprietário deve requerer o alvará para iniciar a construção, que é expedido pela prefeitura, após a aprovação do projeto.

Postagens relacionadas: