O que é uma receita corrente líquida?

O que é uma receita corrente líquida?
IV - receita corrente líquida: somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferências correntes e outras receitas também correntes, deduzidos: b) nos Estados, as parcelas entregues aos Municípios por determinação constitucional; ... 201 da Constituição.
Como deve ser apurada a receita corrente líquida?
A receita corrente líquida é apurada somando-se as receitas arrecadadas no mês em referência e nos onze anteriores, excluídas as duplicidades. Logo é fundamental entender que: Só deve ser computada a receita arrecadada obedecendo o regime de caixa previsto no art. 35 da Lei nº 4.320/64.
O que é o RCL?
O Demonstrativo da Receita Corrente Líquida (RCL) apresenta a apuração da receita corrente líquida, sua evolução nos últimos doze meses, assim como a previsão de seu desempenho no exercício.
Para que serve a receita corrente líquida?
A RCL é importante por indicar os recursos que o governo dispõe a cada exercício para fazer frente as suas despesas. Ela é o somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferências correntes e outras receitas também correntes, nos últimos 12 meses.
Qual é a receita líquida?
- A receita líquida é uma linha que compõe o demonstrativo de resultados de uma companhia, uma importante ferramenta de análise que mostra a competência de uma empresa em realizar as suas vendas e gerir os seus custos.
Qual a receita líquida de uma empresa?
- Até mesmo sites de análises de balanços de empresas são iniciados pela receita líquida. Ou seja, não há nem a indicação da receita bruta em tais relatórios. Desta forma, tanto a empresa quanto a contabilidade podem utilizar os valores da receita líquida para confeccionar outros relatórios e para análise dos números.
Qual é a receita líquida de vendas?
- De modo simples, a receita líquida de vendas é a quantidade de dinheiro trazida pela empresa ao realizar as suas atividades, seja a venda de produtos ou a prestação de serviços. Ela é a linha de um demonstrativo que vem logo abaixo da receita bruta, onde não são inclusas as devoluções de vendas.
Será que a receita líquida será boa?
- Ou seja, se a receita bruta apresenta, inicialmente, um valor alto, isso não quer dizer que necessariamente a receita líquida será boa. Por isso, o empresário nunca deve se basear apenas na receita bruta para fazer mudanças como contratações, investimentos, pagamentos, compra de material, entre outros.