O que caracteriza a razão na filosofia contemporânea?

Índice

O que caracteriza a razão na filosofia contemporânea?

O que caracteriza a razão na filosofia contemporânea?

De um modo geral, a filosofia contemporânea tinha por objetivo produzir uma nova concepção de racionalidade. O pensamento filosófico moderno tinha a razão como uma ferramenta de emancipação intelectual através da reflexão. A racionalidade deveria ser utilizada para que os homens dominassem sua natureza.

Como se caracteriza a filosofia contemporânea Brainly?

Entre as características predominantes da filosofia contemporânea está a maneira de pensar racionalmente, característica da Idade Contemporânea que teve como marco a Revolução Francesa.

Quais problemas a filosofia contemporânea estuda Brainly?

Na sociedade contemporânea a filosofia se volta para si mesma, com movimentos de crítica de sua história e de suas doutrinas, o que traz a tona, problemas sobre o que é o "Eu", críticas a metafísica e uma produção da meta-filosofia.

Qual a filosofia contemporânea no Brasil?

  • Assim, vamos a lista da Filosofia Contemporânea no Brasil: 1 Marilena Chauí (Convite à Filosofia) 2 Mario Sergio Cortella (Não nascemos prontos! Provocações filosóficas) 3 Leandro Konder (Introdução ao Fascismo) 4 Djamila Ribeiro (O que é lugar de fala?) More ...

Qual a principal marca da filosofia contemporânea?

  • Podemos dizer que a principal marca da Filosofia Contemporânea é a crítica aos modelos filosóficos desenvolvidos até a modernidade.

Qual a filosofia pós-moderna?

  • Note que a chamada "filosofia pós-moderna", ainda que para alguns pensadores seja autônoma, ela foi incorporada a filosofia contemporânea, reunindo os pensadores das últimas décadas. Esse período é marcado pela consolidação do capitalismo gerado pela Revolução Industrial Inglesa, que tem início em meados do século XVIII.

Qual a sua crença na filosofia contemporânea?

  • Como resultado, temos uma forte crença no entusiasmo, num progresso da humanidade e na defesa da ciência como a principal condutora desse caminho. Ou seja, na Filosofia contemporânea os filósofos e pensadores passam a acreditar totalmente no saber cientifico e na tecnologia para controlar a Natureza, a sociedade e os indivíduos.

Postagens relacionadas: