O que é radiação quais são as suas aplicações?

Índice

O que é radiação quais são as suas aplicações?

O que é radiação quais são as suas aplicações?

A radiação é a propagação de ondas eletromagnéticas ou partículas, emitidas por fontes naturais, como o Sol, ou artificiais, quando são emitidas por aparelhos construídos pelo homem, como os equipamentos de raios-X.

O que é radioatividade e suas aplicações no cotidiano?

A radioatividade é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos chamados radioativos são capazes de emitir radiações. As radiações emitidas pelas substâncias radioativas são: partículas alfa, partículas beta e raios gama.

Quais são os tipos de radiação fale sobre cada uma delas?

Radiação alfa: com baixo poder de penetração; Radiação beta: com médio poder de penetração; Radiação gama: com alto poder de penetração. Um elemento químico pode emitir de forma espontânea uma radiação e se transformar em um novo elemento químico denominando de transmutação natural.

Quais são os principais exemplos de radiação?

  • Os principais exemplos desse tipo de radiação, e que aparecem com mais frequência no nosso cotidiano, são: as ondas de rádio, as ondas emitidas pelos celulares e radares, transmissão de TVs, redes Wi-Fi etc.

Qual a radiação e suas aplicações na saúde?

  • Portanto, a radiação e suas aplicações na saúde no que concerne aos exames diagnósticos é bastante confiável, com riscos mínimos de causar câncer ou problemas de saúde no paciente.

Qual a história da radiação?

  • Os diversos tipos de radiação estão mais presentes em nosso dia a dia do que podemos imaginar. A história da radiação teve início com as descobertas do físico alemão Wilhelm K. Röntgen, em 1895, a respeito dos raios X. Esse feito possibilitou que outros cientistas fizessem outras pesquisas sobre radiações.

Quem pode ser afetado pela radiação?

  • Animais, plantas, solo, água e ar podem ser afetados pela radiação, cada um de uma forma. O solo, a água e o ar, na realidade, quando contaminados com matéria radiativo, passam a ser meios disseminadores da radiação para os seres vivos.

Postagens relacionadas: