Qual é o conceito de radioatividade?
Índice
- Qual é o conceito de radioatividade?
- Quais são os objetivos da radioatividade?
- Quais os malefícios da radioatividade?
- Qual a importância de se estudar radioatividade?
- Quais são os raios de radioatividade?
- Como se manifesta a radioatividade?
- Quem utilizou o termo radioatividade pela primeira vez?
- Qual a descoberta da radioatividade?

Qual é o conceito de radioatividade?
A radioatividade é definida como a capacidade que alguns elementos instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas ou radiação eletromagnética.
Quais são os objetivos da radioatividade?
Quando falamos sobre radioatividade é comum assemelharmos com mutações, ou algo ruim. Mas usamos radioatividade o tempo todo, como no micro-ondas, no tratamento de doenças, como o câncer, e para produzir energia. São as famosas usinas nucleares responsáveis por transformar radiação em energia.
Quais os malefícios da radioatividade?
A radioatividade é inofensiva para a vida humana em pequenas doses, mas, se a dose for excessiva, pode provocar lesões no sistema nervoso, no aparelho gastrintestinal, na medula óssea, etc., ocasionando por vezes a morte (em poucos dias ou num espaço de dez a quarenta anos, através de leucemia ou outro tipo de câncer).
Qual a importância de se estudar radioatividade?
A radioatividade é importante para o ser humano que, no decorrer da sua história, apresentou várias necessidades que se modificam e intensificam a cada dia. O estudo da radioatividade tem então contribuído para que novas tecnologias e alternativas sejam desenvolvidas visando uma melhor qualidade de vida do ser humano.
Quais são os raios de radioatividade?
- Logo a seguir batizou este fenômeno de radioatividade. Logo após, Ernest Rutherford achou dois tipos de raios, os quais ele batizou de alfa e beta. O raio beta tendo uma característica de alto poder de penetração e o raio alfa, ao contrário, pequeno poder de penetração. Os raios beta são elétrons e os raios alfa são núcleos de hélio.
Como se manifesta a radioatividade?
- Foi observada pela primeira vez pelo francês Henri Becquerel em 1896 enquanto trabalhava em materiais fosforescentes. A radioatividade pode ser: Radioatividade natural ou espontânea: É a que se manifesta nos elementos radioativos e nos isótopos que se encontram na natureza e poluem o meio ambiente.
Quem utilizou o termo radioatividade pela primeira vez?
- Outro cientista importante para o desenvolvimento da radioatividade foi o físico francês Antoine-Henri Becquerel, que percebeu, em 1896, marcações feitas em um filme fotográfico por uma amostra de sal de urânio. No entanto, foi o casal Curie que utilizou o termo radioatividade pela primeira
Qual a descoberta da radioatividade?
- Descoberta da radioatividade. A radioatividade teve seu início como fato científico quando Henry Becquerel em 1896 depositou um sal de Urânio sobre uma lâmina fotográfica e após certo tempo notou que o mesmo havia deixado a marca das suas radiações emitidas nesta chapa.