Como se calcula a receita líquida de uma empresa?

Índice

Como se calcula a receita líquida de uma empresa?

Como se calcula a receita líquida de uma empresa?

A receita líquida é calculada mediante a subtração da Receita Bruta por algumas deduções como, cancelamentos, despesas ou impostos nas vendas. Como observa-se na seguinte equação: Receita Líquida = Receita Bruta – Deduções.

Qual a diferença entre lucro líquido e receita líquida?

Se, de forma simplificada, receita é todo o dinheiro que entra a partir das vendas, lucro (mais especificamente o lucro líquido) é todo o dinheiro que sobra depois do pagamento de impostos, comissões e salários, despesas e custos de operação. Ou seja: lucro líquido = (receitas – descontos) – despesas e custos.

Qual a diferença entre faturamento e recebimento?

Sendo assim, o faturamento pode ser considerado como uma previsão dos valores que vão entrar no caixa da empresa ao decorrer do tempo. Já a receita é o total de pagamentos que efetivamente entraram no caixa da empresa num determinado período de tempo (dia, mês, trimestre, etc).

Como calcular a receita líquida da empresa?

  • Conhecer as formas para se calcular a receita líquida da empresa é de extrema importância para qualquer negócio, independente do setor e tamanho. Isso porque o resultado da receita líquida é um indicador que apresenta a real análise econômica e financeira da empresa.

Qual é a receita líquida?

  • A receita líquida é uma linha que compõe o demonstrativo de resultados de uma companhia, uma importante ferramenta de análise que mostra a competência de uma empresa em realizar as suas vendas e gerir os seus custos.

Qual é a receita líquida de vendas?

  • De modo simples, a receita líquida de vendas é a quantidade de dinheiro trazida pela empresa ao realizar as suas atividades, seja a venda de produtos ou a prestação de serviços. Ela é a linha de um demonstrativo que vem logo abaixo da receita bruta, onde não são inclusas as devoluções de vendas.

Como analisar a receita líquida?

  • Com o conceito de receita líquida bem fixado e diferenciado de outros indicadores da DRE, nos resta agora compreender como analisá-la. É importante citar que, quando se trata de análise de indicadores, é sempre de boa prática estudá-los em conjunto ou em vários anos consecutivos. Esta premissa, com toda certeza, se aplica para a receita líquida.

Postagens relacionadas: