Quais são os núcleos do bulbo?

Índice

Quais são os núcleos do bulbo?

Quais são os núcleos do bulbo?

Núcleo do hipoglosso: núcleo motor onde se originam fibras eferentes somáticas para a musculatura da língua. Núcleo motor dorsal do vago: núcleo motor que contém neurônios pré-ganglionares do sistema nervoso parassimpático, cujos axônios formam o nervo vago. Corresponde à coluna lateral da medula espinal.

Qual a função dos fascículos grácil e cuneiforme?

Os impulsos nervosos conduzidos pelos fascículos grácil e cuneiforme estão relacionados com: 1 Propriocepção consciente ou sentido de posição e de movimento do corpo. 2 Tato discriminativo permite localizar e descrever características táteis de um objeto, ou discriminar dois pontos.

Como funciona a Decussação das pirâmides do bulbo?

O QUE É DECUSSAÇÃO DAS PIRÂMIDES E O QUE OCORRE GRAÇAS A ELA? É o cruzamento das fibras ao nível caudal do bulbo; é devido a essa decussação que o hemisfério cerebral direito controla o lado esquerdo do corpo e o hemisfério esquerdo controla o lado direito.

Quais estruturas são encontradas no bulbo?

Elas são a fissura mediana anterior, pirâmides (trato corticoespinhal), decussação das pirâmides, olivas (núcleo olivar inferior) e os nervos hipoglosso (NC XII), glossofaríngeo (NC XII) e vago (NV X). O bulbo também tem muitas estruturas anatômicas na sua face posterior.

Quais os núcleos de nervos cranianos que se localizam no bulbo?

Localizam-se no bulbo os seguintes nervos: glossofaríngeo (IX par craniano), vago (X par craniano), acessório (XI par craniano) e hipoglosso (XII par craniano).

Qual a função do fascículo?

O fascículo grácil (trato de Goll) é um ramo de fibras de axônio na medula espinhal dorsomedial que carrega informações sobre toque fino, vibrações e propriocepção consciente da parte inferior do corpo para o tronco cerebral.

Onde ficam os fascículos grácil e cuneiforme?

O fascículo cuneiforme (trato de Burdach)- situado lateralmente nos segmentos torácicos superiores e da medula espinhal. É um ramo de nervos na medula espinhal que transmite primariamente informações dos braços. O fascículo cuneiforme é responsável pela propriocepção do umbigo ao pescoço.

Quais são as fibras internas do bulbo?

  • Eles dão origem a fibras arqueadas internas que cruzam o plano mediano para formar o lemnisco medial. Tem também o núcleo olivar inferior, e os núcleos olivares acessórios medial e dorsal. as fibras transversais do bulbo são também denominadas fibras arqueadas e podem ser divididas em internas e externas.

Quais são as fibras arqueadas internas?

  • As fibras que se originam nestes núcleos são denominadas fibras arqueadas internas. Elas mergulham ventralmente, passam através da coluna posterior, contribuindo para fragmentá-la , cruzam o plano mediano (decussação sensitiva) e infletem-se cranialmente para constituir de cada lado o lemnisco medial.

Quais são as faces do bulbo?

  • A superfície do bulbo é percorrida longitudinalmente por sulcos que continuam com sulcos homónimos da medula espinhal. Estes sulcos delimitam quatro zonas, uma anterior, duas laterais e uma posterior do bulbo. O Bulbo apresenta 6 faces: uma anterior, duas laterais, uma posterior e duas extremidades: uma superior e outra inferior.

Por que essas fibras acabam cruzando para o lado oposto da medula?

  • Muitas, senão todas as fibras desse trato, acabam, finalmente, cruzando para o lado oposto da medula, seja em regiões cervicais, seja na região torácica alta.

Postagens relacionadas: