O que são as Redes de Atenção à Saúde?

Índice

O que são as Redes de Atenção à Saúde?

O que são as Redes de Atenção à Saúde?

As Redes de Atenção à Saúde (RAS) são arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas que, integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado (Ministério da Saúde, 2010 – portaria nº 4.279, de 10).

Quais são as redes de atenção à saúde?

  • Redes de Atenção à Saúde (RAS) As Redes de Atenção à Saúde (RAS) são uma proposta de revisão do modelo de atenção à saúde, que têm como objetivo proporcionar aos cidadãos uma rede de serviços de saúde melhor caracterizada, racionalizada e resolutiva por meio do acesso qualificado e a organização dos serviços de saúde da rede municipal de São Paulo.

Como funciona a atenção básica à saúde?

  • Ela funciona como filtro capaz de organizar o atendimento e o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos. Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a equipe de profissionais para atuar na Atenção Básica à Saúde deve ter características multiprofissionais.

Quais são as unidades básicas de saúde?

  • Para que servem as Unidades Básicas de Saúde? As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são as principais estruturas físicas da atenção básica próximo às pessoas.

Qual a proposta do sistema de saúde?

  • A proposta é que o usuário do sistema de saúde seja atendido pelo serviço mais adequado à sua situação de saúde quando necessitar, favorecendo assim maior satisfação com o serviço ofertado e melhores resultados. Essa proposta é apresentada no documento intitulado Diretrizes das Redes de Atenção à Saúde (SMS, 2017).

Postagens relacionadas: