O que se entende por puericultura?

Índice

O que se entende por puericultura?

O que se entende por puericultura?

Tradicionalmente, a puericultura é definida como “o conjunto de técnicas empregadas para assegurar o perfeito desenvolvimento físico e mental da criança, desde o período de gestação até a idade de 4 ou 5 anos, e, por extensão, da gestação à puberdade”1.

Qual a definição de Pediatria e puericultura?

A puericultura é uma subespecialidade da pediatria que se preocupa com o acompanhamento integral do processo de desenvolvimento infantil. Busca analisar o processo de crescimento, o desenvolvimento físico e motor, a linguagem, a afetividade e a aprendizagem cognitiva da criança.

Qual é a importância da consulta de puericultura?

A puericultura é ferramenta importante para a manutenção da saúde das crianças. Ela se baseia no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças menores de cinco anos, considerando a família e o contexto social no qual estão inseridos.

Como é feita a puericultura?

Puericultura

  1. Realizar o exame físico, apontando os riscos em seu crescimento e desenvolvimento;
  2. Agendar a primeira consulta com o pediatra e demais especialidades médicas quando necessário;

Qual é a duração da puericultura?

  • A Puericultura é a área da pediatria que se dedica ao atendimento diferenciado de crianças e adolescentes, com a finalidade de proteger o crescimento e desenvolvimento contra os agravos à saúde que podem comprometê-los. 1ª semana / 1 mês/ 2 meses/ 3 meses/ 4 meses/ 5 meses/ 6 meses/ 9 meses/ 12 meses/ 15 meses / 18 meses

Qual a importância da consulta de Puericultura?

  • A consulta de puericultura é pautada na premissa de que também compete ao médico pediatra a orientação da família sobre a proteção integral à criança. Além disso, permite uma intervenção mais rápida e eficaz quando identificado algum desvio fora da normalidade na criança ou adolescente.

Quais são os produtos da puericultura leve?

  • Normalmente, os produtos classificados na puericultura leve são de uso pessoal e único. Exemplo: mamadeiras, chupetas, pratos, fraldas, mordedores, entre outros. Já a puericultura pesada são, assim como os itens da puericultura leve, artigos importantes para o bem-estar do recém-nascido, mas que não são de uso único e pessoal.

Postagens relacionadas: