Qual é a importância da recomposição splicing alternativa?

Índice

Qual é a importância da recomposição splicing alternativa?

Qual é a importância da recomposição splicing alternativa?

O splicing alternativo permite que uma única fita de RNA mensageiro recém-sintetizada sofra diversas possibilidades de processamento, aumentando consideravelmente o número total possível de proteínas.

O que é DNA alternativo?

Afinal o que é o Splicing alternativo? Após a conclusão do projeto genoma, os pesquisadores se depararam com sequências de DNA não codificadoras de proteínas. A essas sequências eles chamaram de “DNA lixo”, pois estão no interior de genes e “não serviam para nada”.

O que é o splicing e qual sua importância?

O splicing consiste na retirada dos íntrons de um RNA precursor, de forma a produzir um mRNA maduro funcional. Essa excisão dos íntrons do mRNA é um evento muito importante e requer uma extrema precisão das enzimas envolvidas no processo.

Como ocorre o splicing alternativo e qual sua importância na célula?

O processo de splicing alternativo consiste na retirada de seletiva de íntrons de um pré-mRNA. É um processo importante para regulação da expressão gênica, já que um mesmo pré-mRNA pode ser processado em diferentes proteínas, de acordo com as regiões mantidas no mRNA.

Qual seria a função do splicing?

O processo de formação do RNA mensageiro maduro conta com o splicing, mecanismo que mantém as regiões que codificam para proteínas, os éxons, e retira as sequências não codificantes, os íntrons. Durante muito tempo os introns foram considerados apenas “DNA lixo” pois não havia função atribuída a eles.

Postagens relacionadas: