O que é razão para Platão?

Índice

O que é razão para Platão?

O que é razão para Platão?

Para Platão, a razão é aquilo que fundamenta o mundo Mas que só existe através da capacidade da mente humana. Para ele, como todo filósofo, a razão é o meio, o caminho para a verdade.

O que conhecemos apenas pela razão?

Apenas pela razão são os conhecimentos da vida, como da ciência, a História, e a geografia. E pelos sentidos é muitos objetos, nós podemos conhecer pelos sentidos e memorizarmos, e assim nos lembrarmos sempre como por exemplo um lápis ou caneta, uma borracha.

Qual é a relação que Platão faz da razão emoção E o mundo das ideias?

Platão acredita que por de trás do nosso mundo, chamado mundo dos sentidos, existe uma realidade abstrata, chamada de mundo das ideias, onde tudo é perfeito e eterno. Nós só podemos chegar a este mundo, onde se encontra o verdadeiro conhecimento, por meio da razão.

Quais são as principais ideias de Platão?

  • A vida e obra dele foram tão épicas que o escritor Umberto Eco, falecido em 2016, declarou que em pleno século XXI não há nada mais moderno do que ler Platão. Há até quem diga que toda a filosofia ocidental nada mais é do que um conjunto de notas de rodapé das principais ideias de Platão. Continue lendo este artigo para saber:

Como ele dedicou toda a sua vida a Platão?

  • Simples. Platão dedicou toda a vida dele tentando responder racionalmente a grandes questões da humanidade, inclusive sobre como viver uma vida extraordinária. A vida e obra dele foram tão épicas que o escritor Umberto Eco, falecido em 2016, declarou que em pleno século XXI não há nada mais moderno do que ler Platão.

Qual a data de nascimento de Platão?

  • Assim, a data de nascimento de Platão seria 424/423. De acordo com Diógenes Laércio, o filósofo foi nomeado Arístocles, como seu avô, mas seu treinador de luta, Aristão de Argos, o apelidou de Platon, que significa "grande", por conta de sua figura robusta.

Quais são as obras de Platão?

  • Em duas de suas obras, República e Leis, pondera Platão que só se chegará ao bem comum quando a política tiver como finalidade a justiça. Propõe então um modelo de Estado em que este e seus cidadãos devem ser, acima de tudo, justos.

Postagens relacionadas: