Qual a função da religião para Durkheim?

Índice

Qual a função da religião para Durkheim?

Qual a função da religião para Durkheim?

A religião era importante para Durkheim como exemplo de representações coletivas compartilhadas, como não há prova da existência de um deus, a analisava como ferramenta social. Ele via a religião como portadora de uma função integradora, capaz de manter a solidariedade social.

Qual o fundamento da religião para Durkheim?

DURKHEIM, 2000, p. 18). A característica essencial de religião, para ele, é o sagrado, que é algo extraordinário, enquanto que seu oposto, o profano, está relacionado às coisas ordinárias e mundanas. Essa distinção entre sagrado e profano não é da mesma ordem que a distinção entre sobrenatural e natural.

Qual a relação que Weber faz com a religião?

Weber coloca duas principais características da religião apreendida como fenômeno social: o vínculo social e o tipo de poder que ela gera. Desse fato, a sociologia da religião weberiana busca definir os tipos de “comunalização religiosa”, assim como os tipos de dominação religiosa.

O que era o sentimento do sagrado para Durkheim?

Na compreensão de Durkheim os seres animados ou inanimados são antes de qualquer coisa sagrados ou profanos. O sagrado é todo o ser cuja aproximação requer preparação e cuidados especiais, o profano, constitui o “resto”: os seres com os quais se podem relacionar sem qualquer precaução.

Qual o problema da religião na obra de Durkheim?

  • O PROBLEMA DA RELIGIÃO NA OBRA DE DURKHEIM A primeira forma de registro mais sistemático da preocupação de Durkheim em abordar sociologicamente os fenômenos religiosos data do ano de 1894, quando ministrou seu primeiro curso sobre este assunto, cujo conteúdo foi parcialmente publicado em L’Année Sociologique, em um artigo

Como estudar a sociologia da religião de Durkheim?

  • Discutir-se-á os pressupostos metodológicos e epistemológicos da sociologia da religião de Durkheim, enfocando as abordagens relativas à questão da ordem social e suas mudanças.

Quais são os sentimentos de Durkheim?

  • Assim, para Durkheim, estes resultam de sentimentos compartilhados e não de bases cognitivas. Durkheim, ao se opor a racionalidade prática de Marx e acentuar os aspectos emocionais, reporta-se às representações coletivas, essências de energias de origem sagradas.

Qual seria a religião e a moral?

  • Religião e Moral. A religião, segundo Durkheim, seria a representação da própria sociedade idealizada, é produto da vida coletiva. Para ele, as crenças (estado de opiniões e representações) e os ritos (comportamento) seriam fenômenos religiosos, que estabelecem as normas de conduta individual e coletiva.

Postagens relacionadas: