O que é a resistência vascular periférica?

Índice

O que é a resistência vascular periférica?

O que é a resistência vascular periférica?

Ouça em voz altaPausarA resistência vascular periférica, ou seja, a oposição dos vasos sanguíneos, que podem estar mais ou menos contraídos ou dilatados, à circulação do sangue.

Como calcular a resistência vascular periférica?

Figura 1 - Curvas de passagem de cateter de artéria pulmonar: átrio direito ( AD ), ventrículo direito ( VD ), artéria pulmonar ( AP ) e pressão de capilar pulmonar ( PCP )....Monitorização Hemodinâmica.
Pressão arterial sistêmica (PAS)
Resistência vascular pulmonar (RVP) = [(PAPm – PCP)/DC] x 801 dinas/seg/cm-5

Qual o efeito da contrição e dilatação das arteríolas na resistência vascular?

Ouça em voz altaPausarA diminuição no diâmetro da arteríola eleva a resistência vascular e reduz o fluxo sanguíneo. Essas fibras nervosas fornecem a forma mais importante de controle reflexo da resistência vascular e do fluxo sanguíneo para o tecido.

O que é vasodilatação periférica?

Ouça em voz altaPausarVasoconstrição = aumento da resistência vascular periférica. Vasodilatação = aumento do volume de sangue para os tecidos (mais nutrientes e oxigênio).

O que aumenta a resistência vascular?

Ouça em voz altaPausarQuanto maior o débito cardíaco - quando a frequência cardíaca aumenta ou o coração precisa circular mais sangue - mais alto a pressão para poder dar conta da tarefa. Igualmente, quanto maior a resistência arterial (menos expansão ou elasticidade quando o sangue passa), mais alta a pressão para garantir o fluxo.

Qual o perigo da pressão diastólica elevada?

Ouça em voz altaPausarO senso comum diz que o aumento da pressão arterial diastólica (o segundo valor da medição) é mais grave que o da sistólica (o primeiro). Na verdade, não é bem assim. Quando estão elevadas, ambas oferecem riscos. É o que assegura o médico Luiz Bortolotto, da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Postagens relacionadas: