Quais os sinais de tríade de Cushing?

Índice

Quais os sinais de tríade de Cushing?

Quais os sinais de tríade de Cushing?

São sinais clínicos da tríade de Cushing presente no quadro de hipertensão intracraniana:

  • Hipotensão arterial e taquicardia.
  • Hipoglicemia e hipotensão arterial.
  • Hipertensão arterial e bradicardia.
  • Papiledema e Rubor facial.
  • E. vômitos matinais e diplopia.

O que é a tríade de Cushing?

Também conhecida como tríade de Cushing, esta situação se caracteriza pelos seguintes achados: bradicardia, arterial bradipneia ou irregularidade respiratória e hipertensão arterial, no contexto de uma injúria cerebral, como a do paciente em questão.

O que é o reflexo de Cushing?

O Reflexo de Cushing, caracterizada por um aumento reflexo da pressão arterial, por bradicardia e por alterações do ritmo respiratório na vigência do critério de traumatismo craniano (HIC), é fenômeno inconstante e parece relacionar-se com a gravidade do traumatismo craniano.

Porque ocorre a tríade de Cushing?

A bradipineia, bradicardia e hipertensão encontradas nesse caso constituem a tríade de Cushing. Essa resposta reflexa é causada por uma decorrência da isquemia causada pelo aumento da pressão intracraniana que leva a uma vasconstrição sistêmica e aumento da frequência cardíaca.

Qual o tratamento para hipertensão intracraniana?

O tratamento para hipertensão intracraniana, normalmente, é feito em internamento no hospital e depende da sua causa. Porém, é comum que o tratamento inclua a injeção de remédios corticoides, diuréticos ou barbitúricos na veia, que diminuem a quantidade de líquido no crânio e reduzem a pressão.

O que ocorre na síndrome de Cushing?

A doença de Cushing é a síndrome de Cushing que resulta de excesso de produção do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), geralmente secundária a adenoma hipofisário. Os sinais e sintomas típicos incluem face em lua e obesidade do tronco, hematoma fácil e pernas e braços finos.

O que pode aumentar a pressão intracraniana?

Na maioria dos casos, o aumento da pressão intracraniana pode ser devido a um aumento da quantidade do líquido cefalorraquidiano (o fluido que envolve o cérebro e a medula espinhal) nos espaços ao redor do cérebro.

Como ocorre a doença de Cushing?

  • A doença de Cushing diz respeito, exclusivamente, a um tumor na hipófise que passa a secretar grande quantidade de ACTH e, consequentemente, há um aumento na liberação de cortisol pelas adrenais. Já a síndrome de Cushing pode ocorrer, por exemplo, devido a um tumor presente nas glândulas suprarrenais ou pela administração excessiva de corticoides.

Qual é o reflexo de Cushing?

  • O reflexo de Cushing representa uma resposta vasomotora a episódios de isquemia cerebral, resultantes da elevação aguda da pressão intracraniana (PIC). Após uma elevação súbita da PIC, ocorre uma compressão tecido cerebral e consequentemente da sua vasculatura resultando num metabolismo anaeróbio.

Como diagnosticar a síndrome de Cushing?

  • A síndrome de Cushing pode ser difícil de diagnosticar, já que seus sintomas são muito parecidos aos de outras doenças, como hipotireoidismo e hipertensão. O principal objetivo do tratamento da síndrome de Cushing é diminuir e estabilizar os níveis de cortisol no organismo.

Por que pacientes com síndrome de Cushing têm níveis de cortisol normal?

  • Pacientes com síndrome de Cushing às vezes têm nível de cortisol normal pela manhã, mas não têm um declínio diurno normal na produção de cortisol, de tal modo que os níveis de cortisol sérico à meia-noite estão acima do normal e a produção total de cortisol de 24 horas pode ser elevada.

Postagens relacionadas: