O que é salinização e quais são seus efeitos no solo?

O que é salinização e quais são seus efeitos no solo?

O que é salinização e quais são seus efeitos no solo?

A salinização do solo é um processo de acumulação de sais minerais (Na+, Ca2+, Mg2+, K+, etc.) na terra. Esse aumento de concentração de sais prejudica as propriedades do solo e consequentemente o crescimento das plantas.

Como se pode explicar a salinização do solo?

Entende-se por salinização do solo o processo de excessivo acúmulo de sais minerais, estes geralmente provenientes das águas pluviais, oceânicas ou aquelas utilizadas pela irrigação na agricultura.

Como evitar salinização do solo?

Há medidas de contenção, como a correção do solo ou até a dessalinização por drenagem, mas o mais correto é prevenir tais ocorrências, com técnicas corretas de irrigação e o monitoramento e controle dos índices de salinidade das águas e dos próprios solos.

O que é o processo de salinização?

O processo de salinização (concentração de sais na solução do solo) ocorre, de maneira geral, em solos situados em região de baixa precipitação pluviométrica e que possuam lençol freático próximo da superfície.

Qual das opções abaixo traz a definição correta para salinização do solo?

Assinale a alternativa que apresenta o correto conceito de salinização dos solos: * Acúmulo de sedimentos pelo depósito de detritos rochosos, a qual afeta os cursos d'água. Erosão ocasionada pela lavagem da camada superficial do solo gerada pelo escoamento das águas superficiais.

Quais os efeitos da salinidade sobre o solo?

Ademais, a salinidade afeta também as propriedades físicas do solo, provocando desestruturação, aumento da densidade e redução das taxas de infiltração de água no solo pelo excesso de íons sódicos (RHOADES et al., 2000). O sódio aumenta a espessura da dupla camada iônica (RIBEIRO et al., 2009).

O que pode provocar a irrigação inadequada?

Os fatores diretamente responsáveis pela salinização dos solos em áreas irrigadas são o uso de água de irrigação com alta concentração salina, elevação do lençol freático por causa do manejo inadequado de irrigação, ausência ou deficiência de drenagem, elevação do lençol freático em decorrência da perda de água por ...

Quais as causas do processo de salinização do solo?

  • São causas do processo de salinização do solo: a) Exposição do solo em decorrência de desmatamento, queimadas, colaborando para a lavagem do solo e para a consequente retirada de seus nutrientes. b) Não utilização de técnicas de conservação do solo na agricultura, esgotando seus nutrientes.

Como é possível controlar a salinidade dos solos?

  • Nesse caso, é preciso adotar medidas para o controle da salinidade dos solos e também dos recursos hídricos empregados na irrigação, controlando, inclusive, a quantidade de água que abastece as lavouras, com diversos métodos, tais como o gotejamento ou a reutilização.

Qual a região mais propensa a sofrer com salinização?

  • No Brasil, a região Nordeste e algumas localidades litorâneas são as mais propensas a sofrer com a salinização, o que demanda uma série de medidas públicas e individuais para conter ou evitar sua ocorrência. Compartilhe!

Por que a salinização do solo prejudica a produtividade das plantas?

  • Muito comum no semiárido brasileiro, principalmente na região Nordeste, a salinização do solo prejudica a germinação, densidade e desenvolvimento vegetativo das culturas, além de reduzir a produtividade e nos casos mais graves, pode levar à morte das plantas.

Postagens relacionadas: