Quais os efeitos da remissão?

Índice

Quais os efeitos da remissão?

Quais os efeitos da remissão?

A remissão extingue a obrigação, com efeitos apenas inter partes e sem prejuízo de terceiros. Caso se trate de devedor insolvente poderá caracterizar fraude contra credores, conforme art. 158 do Código Civil, podendo o ato remissivo ser anulado pela ação pauliana.

Qual a origem do termo “remissão”?

  • A origem etimológica do termo “remissão” supostamente teria se originado a partir do latim remissionis, que significa “ação de pôr a caminho de novo”, ou seja, de “recomeçar”. Para a maioria das religiões, principalmente a católica, o fiel deve procurar conquistar a remissão de seus pecados, que é concedida pela igreja em nome de Deus.

Quais são os sinônimos de remissão?

  • Por isso, consideram-se sinônimos de remissão: absolvição, compaixão, frouxidão, indulgência, misericórdia, indulto e perdão. Remissão da doença é uma expressão do âmbito da Medicina que abrange situações em que há um “enfraquecimento de uma doença” – é o mesmo que remitência –, podendo ser notado a partir, por exemplo, da diminuição dos sintomas.

Qual a diferença entre cura e remissão?

  • Não se trata de erro médico. É que existe diferença entre cura e remissão de uma doença, e esses conceitos geram certa confusão. Remissão é o período em que o problema permanece sob controle.

Qual a diferença entre remissão e pagamento?

  • Diferença entre remição e remissão. Remição significa pagamento [1] [2] e não se confunde com seu homófono, remissão, que, por sua vez significa perdão. Quando alguém vem a remitir uma dívida, quer dizer que essa pessoa perdoou a obrigação, ou seja, operou-se a remissão.

Postagens relacionadas: