O que é a segunda tópica freudiana?

Índice

O que é a segunda tópica freudiana?

O que é a segunda tópica freudiana?

Na segunda tópica, Freud estabeleceu a sua clássica concepção do aparelho psíquico, conhecido como "modelo estrutural" ou "dinâmico", tendo em vista que a palavra "estrutura" significa um conjunto de elementos que têm funções específicas, porém que interagem permanentemente e se influenciam reciprocamente.

Como é composta a segunda tópica do aparelho psíquico?

Segunda tópica do aparelho psíquico na Psicanálise de Freud Uma porção do ego e do superego foram, portanto, ditas inconscientes, enquanto que os componentes da ID. O “Iceberg do Aparelho Psíquico” Primeira tópica: Consciente, Pré-consciente, Inconsciente; Segunda tópica: Id, Ego e Superego.

Qual a segunda teoria do aparelho psíquico?

De acordo com esta teoria, a ansiedade pode ser explicada como resultado inevitável do ego diante de uma pressão grande e tem como função advertir o ego que ele está sendo ameaçado. A ansiedade é vista como um obstáculo ao crescimento, pois o problema principal da psique é encontrar maneiras de enfrentá-la.

O que é CS ICS e PCS?

O consciente, pré-consciente e inconsciente Para entender os eventos mentais, Freud desenvolveu o que ele mesmo chamou de sistema Ics/Pcs/Cs, as três instâncias psíquicas. Uma boa metáfora para entendermos melhor esses eventos é a figura de um 'iceberg'.

Quais são as três instâncias psíquicas?

O consciente, pré-consciente e inconsciente.

Postagens relacionadas: