O que é o processo de salga?

O que é o processo de salga?

O que é o processo de salga?

Salga é um dos métodos mais antigos de conservação de alimentos, vindo mesmo do tempo dos Romanos. Consiste na adição de sal ao alimento, cobrindo-o completamente (em concentração elevada), diminuindo ou impedindo a decomposição do alimento, quer por autólise quer por acção de microrganismos.

Quais são os alimentos que são conservados pela salga?

Trata-se de uma técnica antiga, usada pelos romanos para peixes, azeitonas, camarões e queijos. Hoje é menos utilizada que no passado, em virtude de outras técnicas de conservação de alimentos, mas ainda é utilizada para alguns tipos de alimentos: anchova, arenque, bacalhau, carnes, chucrute, chips, queijos.

Qual é o principio da conservação da salga?

O princípio de conservação pelo sal é basicamente o mesmo do processo de conservação pelo uso do açúcar: as bactérias presentes no alimento, ao entrarem em um ambiente de alta concentração salina (até 30%), morrem rapidamente por desidratação.

Quais são os tipos de salga?

A salga (incorporação de sal e nitrato/nitrito), associada à adição de outros ingredientes, pode ser combinada de dois processos: salga seca (sal, açúcar, nitrito/nitrato são adicionados à carne) e salga úmida (os ingredientes são dissolvidos em água, obtendo-se a salmoura).

Como ocorre o processo de salga das carnes?

O que é salga? O procedimento consiste basicamente em retirar a água dos alimentos e, consequentemente, aumentar-lhes o tempo de validade. A título de exemplo, 75% da carne é água. Ao adicionar sal, a proteína começa a expulsar o líquido e, quanto menos água, maior será a conservação do alimento.

Como ocorre o processo da salga seca?

Pelo processo de salga seca, o peixe é salgado na proporção de 30% de cloresto de sódio em relação ao peso da matéria prima eviscerada, espalmada em forma de filés ou mantas. Por esse processo, o cloreto de sódio cristalizado é colocado sobre o peixe, onde se dissolve formando uma solução concentrada.

Qual o efeito do sal na conservação dos alimentos?

O sal também desidrata o alimento por osmose e cria um ambiente desfavorável à sobrevivência dos microrganismos. O bacalhau e a carne-seca são conservados por esse processo.

O que é a conservação da carne pela salga como se dá o processo?

O procedimento consiste basicamente em retirar a água dos alimentos e, consequentemente, aumentar-lhes o tempo de validade. ... Ao adicionar sal, a proteína começa a expulsar o líquido e, quanto menos água, maior será a conservação do alimento. Por isso, alguns produtos da charcutaria não exigem refrigeração.

O que é a salga de alimentos?

A salga é uma técnica bastante antiga, tendo sido usada pelos romanos para conservar alimentos como peixes, azeitonas, camarões e queijos. Essa técnica é feita à base de sal, uma substância que tem a capacidade de absorver umidade e, por isso, é muito eficiente para aumentar a durabilidade de alimentos.

Quais são os principais métodos de salga do pescado?

7.1.4 Métodos de salga A salga é praticada por métodos artesanais e industriais, mediante a aplicação dos processos conhecidoscomo a salga seca, salga úmida ou em salmoura e salga mista, Zaitsev (1969).

Qual a origem da palavra salga?

  • A palavra salga vem do uso do sal na conservação de alimentos, utilizado desde a Roma antiga, para prevenir que os alimentos se degradassem pela ação de fungos e bactérias. Este artigo sobre geografia dos Açores é um esboço.

Qual o significado do verbo salgar?

  • Flexão do verbo salgar, que significa temperar com sal; tornar mais forte ou intenso. Você está salgando demais a comida. Mais Dicionários! Palavras com o mesmo significado!

Qual o sabor do Salgado?

  • O sabor salgado é um dos cinco principais sabores e responde à capacidade específica das papilas gustativas localizadas em ambos os lados da frente da língua. A detecção é feita por canais iônicos capazes de detectar íons solúveis de Na +, K + e outros metais alcalinos. O sal adicionado a um alimento tem a função de potenciar efeitos de sua sabor.

Por que o sal é higroscópico?

  • O sal é uma substância higroscópica, ou seja, absorve umidade. Em dias de chuva, constatamos que o sal dentro do saleiro fica úmido e, posteriormente, empedrado, devido ao excesso de umidade do ar (EVANGELISTA, 2001). É justamente com esta finalidade que a salga é utilizada na conservação e alimentos: retirar a umidade.

Postagens relacionadas: