O que caracteriza a retórica?

Índice

O que caracteriza a retórica?

O que caracteriza a retórica?

A retórica é a arte de falar bem. Ela é fundamental para constituir-se um discurso convincente e para estabelecer qualquer base filosófica racional. A retórica pode ser utilizada como instrumento de manipulação da opinião. A retórica é, basicamente, a arte de falar bem.

Qual a divergência entre os sofistas e a retórica?

  • A divergência entre a pressuposição original dos sofistas para Retórica e a significação que foi atribuída pelos gregos gerou oposição entre ambos. Os sofistas argumentavam baseando-se no sentido original do termo Retórica, enquanto Sócrates criou uma escola de pensadores suportados por novas concepções.

Qual a origem do termo “sofistas”?

  • O termo “sofistas” possui a sua origem no idioma grego a partir da palavra “sophistes” que significa “sábio”, os mesmos tinham uma enorme habilidade de discurso e convencimento.

Qual foi o principal motivo da crítica aos sofistas?

  • Sócrates, célebre orador que dominava como ninguém a arte da retórica, como grande defensor do diálogo com método de educação, teve como principal motivo de crítica aos sofistas o fato destes cobrarem para ensinar.

Qual a característica mais comum dos sofistas?

  • Uma delas, imposta pelo exercício da democracia, era a dificuldade de resolver divergências pelo diálogo tendo em vista um interesse comum. O termo “sofista” não corresponde, portanto, a uma escola filosófica e sim a uma prática. Mesmo assim, podemos elencar algumas caracterizações comuns aos sofistas:

Postagens relacionadas: