Qual o conceito de sinestesia?

Índice

Qual o conceito de sinestesia?

Qual o conceito de sinestesia?

Sinestesia é um fenômeno neurológico que consiste na produção de duas sensações de natureza diferente por um único estímulo. É um termo que caracteriza a experiência sensorial de certos indivíduos nos quais sensações correspondentes a um certo sentido são associadas a outro sentido.

Por que a sinestesia é uma doença?

  • Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a sinestesia não é uma doença, e por isso não há tratamento para ela. É simplesmente uma forma diferente do cérebro processar as informações obtidas através dos sentidos. A sinestesia é uma característica hereditária, sendo mais provável acontecer se há casos dentro de uma família.

Qual a alternativa para a sinestesia?

  • Analise os enunciados a seguir e marque a alternativa em que está presente a sinestesia. a) O estrondo dos canhões reverberava por toda a planície e aterrorizava a todos nós. b) Não pensávamos que a comida ficaria tão saborosa com o acréscimo de manjericão.

Quais os exemplos de sinestesia na literatura?

  • Confira abaixo alguns exemplos de sinestesia na literatura: “ Insônia roxa. A luz a virgular-se em medo. / O aroma endoideceu, upou-se em cor, quebrou / Gritam-me sons de cor e de perfumes .” (Mário de Sá-Carneiro)

Como o céu se aproximou da sinestesia?

  • "O céu se aproximou dela até que lhe comunicou o toque do azul, acariciando-a como um esposo, deixando-lhe o cheiro e a delícia da tarde" - Gabriel Miró O recurso da sinestesia também pode ser encontrado em outras artes, como a pintura.

Postagens relacionadas: