Quais as características que diferenciam a socialização primária e secundária *?

Índice

Quais as características que diferenciam a socialização primária e secundária *?

Quais as características que diferenciam a socialização primária e secundária *?

Socialização primária: A socialização primária refere-se ao processo em que a criança se torna socializada por meio da família nos primeiros anos da infância. Socialização secundária: A socialização secundária se refere ao processo que começa nos últimos anos por meio de agências como a educação e grupos de pares.

O que seria o processo de educação primária e secundária segundo Émile Durkheim?

Para ele, "a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta". E quanto mais eficiente for o processo, melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida. Nessa concepção durkheimiana - também chamada de funcionalista -, as consciências individuais são formadas pela sociedade.

São exemplos de grupos de socialização secundária?

Exemplos: família, grupos de amigos, vizinhos, etc. Diferentemente dos grupos primários, os secundários são aqueles em que os membros não possuem tamanho grau de proximidade. Exemplos: igrejas, partidos políticos, etc.

Quando ocorre a socialização primária?

Socialização Primária: como o próprio nome já indica, esse tipo de socialização ocorre na infância e se desenvolve no meio familiar. Aqui, a criança tem contato com a linguagem e vai compreendendo as relações sociais primárias e os seres sociais que a compõem.

Quais as características da socialização secundária?

Socialização Secundária: nesse caso, o indivíduo já socializado primariamente vai interagindo e adquirindo papéis sociais determinados pelas relações sociais desenvolvidas, bem como a sociedade que está inserido.

Qual o valor da socialização primária?

  • A socialização primária tem um valor primordial para o indivíduo e deixa marcas muito profundas em toda a sua vida, já que é aí que se constrói o primeiro, mundo do indivíduo. É essencial na construção do caráter do indivíduo.

Quem pode influenciar a socialização primária?

  • Outro agente que pode influenciar a socialização primária é a formação de um grupo de amigos com quem não é permitida uma confiança que respeite o lar. A mídia também desempenha um grande papel. Uma criança ou adolescente pode ser atraído e persuadido pelo conteúdo que emite.

Como a socialização secundária é desenvolvida?

  • A escola, especialmente o ensino médio e, em muitos casos, a universidade são campos onde a socialização secundária é totalmente desenvolvida. Constantemente, vários estudos são realizados aplicando as várias abordagens relacionadas à socialização primária ou secundária.

Qual é a socialização?

  • A socialização é o processo através do qual o indivíduo se integra no grupo em que nasceu adquirindo os seus hábitos e valores característicos. É através da socialização que o indivíduo pode desenvolver a sua personalidade e ser admitido na sociedade.

Postagens relacionadas: