O que significa tuberculose na pleura?

Índice

O que significa tuberculose na pleura?

O que significa tuberculose na pleura?

A tuberculose pleural é uma infecção da pleura, que é a fina película que reveste os pulmões, pelo bacilo de Koch, causando sintomas como dor no tórax, tosse, falta de ar e febre.

Qual a causa da tuberculose?

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.

Quais as sequelas da tuberculose pleural?

Complicações ocorrem por dificuldade desta expansão devido às lesões pleurais ou pulmonares. As seqüelas mais observadas são o espessamento pleural, as fístulas e a fibrose do parênquima pulmonar.

O que é a tuberculose e como prevenir?

A vacina BCG (bacilo Calmette-Guérin), ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS), protege a criança das formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a tuberculose meníngea. A vacina está disponível nas salas de vacinação das unidades básicas de saúde e maternidades.

Qual a causa da tuberculose pleural?

  • A tuberculose pleural é causa freqüente de derrame pleural, do tipo exsudato (que contêm muita proteína), e deve sempre entrar no diagnóstico diferencial de exsudatos pleurais.

Qual a causa da tuberculose?

  • O Bacilo de Koch é a causa da tuberculose. A principal forma de transmissão é por meio da inalação de gotículas de saliva com o bacilo, que são expelidas pela pessoa contaminada, com a forma pulmonar ativa, por meio da tosse, espirro e até mesmo da fala. O principal sintoma é a tosse persistente por três semanas ou mais.

Quanto Tempo Demora o tratamento da tuberculose?

  • O tratamento da tuberculose pode ser demorado e durar entre 6 meses a 2 anos, mas geralmente os sintomas melhoram após o primeiro mês da toma dos antibióticos indicados pelo pneumologista. Por isso, é muito importante continuar tomando os antibióticos pelo tempo indicado pelo médico para garantir a cura da doença.

Como se desenvolve a tuberculose da pele?

  • O desenvolvimento da tuberculose da pele, em regra, é promovido por: disfunção hormonal, hipo ou avitaminosis, doenças do sistema nervoso, distúrbios metabólicos (água e minerais), condições sociais insatisfatórias e doenças infecciosas. A tuberculose se repete nos períodos de inverno e outono.

Postagens relacionadas: