O que são as ilhotas de Langerhans qual é a sua função?

Índice

O que são as ilhotas de Langerhans qual é a sua função?

O que são as ilhotas de Langerhans qual é a sua função?

Ilhotas pancreáticas (ou Ilhotas de Langerhans) são um grupo especial de células do pâncreas que produzem insulina e glucagon, substâncias que agem como importantes reguladores do metabolismo de açúcar.

Quais são as células presentes nas ilhotas de Langerhans e suas funções?

Em cada ilhota de Langerhans, dois tipos de células são responsáveis pela síntese dos hormônios pancreáticos: as células alfa, que produzem glucagon, e as células beta, responsáveis pela síntese de insulina.

Quais os tipos de células nas ilhotas de Langerhans?

Dentro dessas ilhotas, encontram-se quatro tipos de células: as células beta, responsáveis pela produção de insulina; as células alfa, produtoras de glucagon; as células delta, que liberam somatostatina; as células PP, que produzem peptídios pancreáticos.

Como a Ilhota de Langerhans se organiza?

As células secretoras das ilhotas de Langerhans são organizadas em cordões celulares, que são palidamente corados pela técnica de hematoxilina e eosina. Cada aglomerado celular deste acha-se envolto por uma membrana basal, refletindo a origem epitelial do mesmo.

Qual é a função do polipeptídeo pancreático?

O polipetídeo pancreático é um antagonista da colecistoquinina. Ele suprime a secreção pancreática e estimula a secreção gástrica. Sua secreção em humanos é aumentada depois de uma refeição protéica, jejum, exercício e hipoglicemia aguda e é reduzida pela somatostatina e glicose intravenosa.

Quais as células que produzem insulina?

A insulina é um hormônio produzido no pâncreas, especificamente pelas células ß (beta). Sua principal função é controlar os níveis de glicose no sangue (glicemia) através do transporte para dentro das células, onde será utilizada como fonte de energia.

Como funciona o glucagon?

O Glucagon é um hormônio produzido pelo corpo (pelas células alfa do pâncreas) que tem um efeito oposto ao da insulina (produzido pelas células beta do pâncreas), ou seja, aumenta o açúcar no sangue.

Postagens relacionadas: