O que causa micotoxinas?

O que causa micotoxinas?

O que causa micotoxinas?

As micotoxinas são substâncias produzidas pelos fungos e que provocam efeitos tóxicos em animais e seres humanos. A presença de fungos em alimentos e sua consequente toxicidade são conhecidas há muito tempo, mas a questão tem recebido mais atenção nas últimas décadas.

São exemplos de micotoxinas?

Num trabalho publicado pela International Agency for Research on Cancer (IARC RC), cinco micotoxinas produzidas por fungos foram consideradas de maior risco à saúde humana e animal. Estas toxinas são: aflatoxinas (AFLA), ocratoxina A (OTA), zearalenona (ZON), desoxinivalenol (DON) e fumonisinas (FUMO).

Onde são encontradas as micotoxinas?

As micotoxinas já foram encontradas em quase todos os tipos de cereais, oleaginosas e produtos alimentícios, tanto de origem vegetal como animal. Portanto, matérias-primas de alto risco, sempre devem ser monitoradas quanto à presença de toxinas fúngicas.

O quê são micoses e micotoxinas?

As micotoxinas são substâncias químicas tóxicas produzidas por fungos durante o processo de decomposição dos alimentos. As mais conhecidas são aflatoxinas, fumonisinas, zearalenona, tricotecenos e ocratoxina A.

O que são micotoxinas quais problemas elas podem causar como Evitá-las?

O termo é usado para designar um grupo de compostos produzidos por algumas espécies fúngicas durante seu crescimento e podem causar doenças ou morte quando ingeridas pelo homem ou animais. As micotoxinas são contaminantes naturais de difícil controle em alimento.

Quais fungos podem produzir micotoxinas?

Entre os principais gêneros de fungos de maior interesse em relação a micotoxinas estão o Aspergillus, o Penicillium e o Fusarium. Os Aspergillus spp.

Quais fungos produzem aflatoxina?

Aspergillus flavus Comumente encontrados no solo, no feno e na vegetação em processo de decomposição, os principais fungos que produzem aflatoxinas são Aspergillus flavus e Aspergillus parasiticus.

Quais alimentos tem micotoxinas?

Os grãos e cereais apresentam variados índices de contaminação por diversas micotoxinas, como fumonisina em milho e desoxinivalenol em trigo. Produtos de origem animal, como carne, ovos e leite, podem ser uma fonte indireta de contaminação por micotoxinas.

Qual fungo produz micotoxinas?

Entre os principais gêneros de fungos de maior interesse em relação a micotoxinas estão o Aspergillus, o Penicillium e o Fusarium.

Quais são as principais micotoxinas na nutrição animal?

  • As principais micotoxinas de ocorrência em grãos e subprodutos utilizados na nutrição animal no Brasil são: aflatoxinas, fumonisinas, zearalenona, tricotecenos e ocratoxina A. Outras micotoxinas, mesmo que ocorram em menor frequência, provocam importantes perdas econômicas quando contaminam os alimentos.

Quais alimentos estão contaminados por micotoxinas?

  • Segundo a Food and Agriculture Organization (FAO), agência das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, cerca de 25% dos alimentos no mundo estão contaminados por micotoxinas. Isso inclui alimentos que passaram por processos industriais, ainda que a quantidade neles seja menor.

Qual a probabilidade de ingerir produtos com altos níveis de micotoxinas?

  • A probabilidade de uma pessoa ingerir produtos com altos níveis de micotoxinas é baixa, considerando os controles determinados pela Anvisa, mas, em caso de mal-estar, é recomendada uma visita ao médico, que poderá determinar a causa exata e o tratamento adequado.

Como são produzidas as aflatoxinas?

  • As aflatoxinas são produzidas por fungos do gênero Aspergillus e relatadas como hepatotóxicas, mutagênicas, imunossupressoras e neoplásicas.

Postagens relacionadas: