Quais são as orações subordinadas substantivas?

Quais são as orações subordinadas substantivas?

Quais são as orações subordinadas substantivas?

As orações subordinadas substantivas são aquelas que exercem função de substantivo. São classificadas em: Subjetiva, Predicativa, Completiva Nominal, Objetiva Direta, Objetiva Indireta e Apositiva.

O que é orações subordinadas substantivas exemplos em frases?

As orações subordinadas substantivas predicativas exercem o valor de predicativo do sujeito, ou seja, aquilo que se revela sobre o sujeito da oração. Exemplo: Nosso desejo é que ela vencesse o campeonato. Oração subordinada substantiva predicativa: que ela vencesse o campeonato.

O que é uma oração subordinada?

As orações subordinadas são aquelas que exercem uma função sintática em relação à oração principal. A gramática da língua portuguesa estabelece dois tipos de períodos – o período composto por coordenação e o período composto por subordinação.

Como classificar orações subordinadas substantivas?

Classificação das orações subordinadas substantivas? As orações subordinadas substantivas são aquelas que exercem a função de substantivo e podem ser classificadas em: subjetiva, predicativa, completiva nominal, objetiva direta, objetiva indireta e apositiva.

Como se classificam as orações subordinadas?

Uma oração subordinada substantiva pode ser:

  1. Subjetiva. Constitui a função de sujeito do verbo da oração principal. ...
  2. Objetiva Direta. Exercem função de objeto direto (complemento sem preposição). ...
  3. Predicativa. ...
  4. Objetiva Indireta. ...
  5. Completiva Nominal. ...
  6. Apositiva. ...
  7. Explicativas. ...
  8. Restritivas.

Como identificar uma oração subordinada em uma frase?

Oração subordinada – é aquela que exerce uma função sintática em relação à oração principal, completando o seu sentido e sendo dependente. Para entendermos melhor, vamos observar a oração abaixo: A criança pediu que o pai a levasse ao parque.

Como fazer uma frase subordinada?

Orações subordinadas são orações que desempenham uma função sintática em relação à oração principal, complementando o seu significado e sendo dependente dela. Exemplo: Espero que você chegue. No exemplo acima temos duas orações: “Espero” e “que você chegue”.

Quais são os tipos de orações subordinadas?

Tipos de orações subordinadas. As orações subordinadas são classificadas de três maneiras: substantivas, adjetivas e adverbiais. Isso irá depender da relação sintática estabelecida.

Quando uma oração deve ser considerada subordinada?

Uma oração subordinada, na gramática, é aquela que exerce uma função sintática em relação a uma outra oração, chamada oração principal e que pede complemento ou é uma oração que tem uma certa dependência de sentido em relação a oração principal. Exemplo: Aguardo que você chegue.

Qual a função das orações subordinadas?

  • Vale destacar que, nesse caso, a referida integração é feita por meio da conjunção subordinativa “que”. As orações subordinadas se dividem em: substantivas (quando exercem a função de substantivo ); adjetivas (quando exercem a função de adjunto adnominal) ou adverbiais (quando desempenham a função de adjunto adverbial ).

Qual o valor da oração subordinada subjetiva?

  • Oração subordinada substantiva subjetiva. As orações subordinadas substantivas subjetivas exercem o valor de sujeito da oração principal. Exemplo: É fundamental que você chegue antes à reunião. Oração principal: É fundamental. Oração subordinada substantiva subjetiva: que você chegue antes à reunião. 2.

Quais são os tipos de oração substantiva?

  • Sim, então significa que a oração é substantiva. Quais são os tipos de oração subordinada substantiva? A oração subordinada substantiva pode exercer, na estrutura da frase, as funções sintáticas de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicado nominal ou aposto.

Como são as sentenças ou orações subordinadas?

  • As sentenças ou orações subordinadas, ao contrário das sentenças coordenadas, são dependentes entre si, de modo que uma se subordina a outra, para completamentação ou determinação de seu sentido.

Postagens relacionadas: