O que é as obras Ilíada e Odisseia?

Índice

O que é as obras Ilíada e Odisseia?

O que é as obras Ilíada e Odisseia?

“A Ilíada” e a “Odisseia”, atribuídas a Homero (século VIII a. C.), são as duas obras maiores da cultura greco-latina, marcando decisivamente as tradições mediterrânicas, a ponto de, segundo a lenda, Lisboa ter sido fundada por Ulisses. “A Ilíada” tem origem na tradição oral da época micênica cantada pelos aedos.

Qual o significado principal da obra Odisseia?

No sentido figurado, Odisseia é uma viagem cheia de aventuras extraordinárias, é uma narração cheia de peripécias ou ocorrências singulares, variadas e inesperadas. Hoje, quando queremos nos referir a grandes feitos, falamos em façanhas homéricas e por odisseias entendemos os empreendimentos sobre-humanos.

Qual a importância de Ilíada e Odisseia para a filosofia?

Na Grécia Antiga, todas as produções literárias - os gêneros épico, lírico e dramático - eram consideradas poemas. Os poemas de Homero presente nas obras Ilíada e Odisseia são considerados os primeiros grandes textos épicos ocidentais.

O que fala o livro Odisséia?

A Odisseia narra a história de Ulisses, que depois de passar 10 anos na Guerra de Troia, leva mais 17 anos para voltar para casa, passando por muitas aventuras no caminho. Este é, depois da Ilíada, o principal texto que foi reunido sob o nome de Homero na cultura grega.

Quais as características da Ilíada?

Ilíada é um poema épico que foi escrito no século IX a.C., pelo poeta grego Homero. O poema desenvolve-se em torno da Guerra de Troia, que provavelmente se deu no século XIII a.C. Homero descreve com detalhes o mundo grego da época apesar de não ter sido testemunha dos fatos, pois viveu quatro séculos depois.

Qual é a importância da Ilíada?

A Ilíada é uma obra de grande importância porque contém informações históricas, geográficas, filosóficas e mitológicas. Além disso, descreve o modo de vida, a conduta, os valores morais e os sentimentos das pessoas que viviam naquela época.

Por que a iliada é tão importante para a filosofia?

Por que é importante ler Ilíada? A primeira obra de Homero é considerada um registro da cultura, valores, comportamento e conduta gregos da época. Era em Ilíada que os gregos se baseavam sobre como conduzir um exército ou sobre como fazer uma pescaria, por exemplo.

Qual a influência da Odisseia na literatura ocidental?

  • Com uma influência incalculável na literatura ocidental, a Odisseia serviu de inspiração para obras como a Eneida de Virgílio e Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões. Um dos seus aspectos mais notáveis é o modo como está construída, com um início in media res, que foi reproduzido em inúmeras obras posteriores.

Qual é a história de Odisséia?

  • Odisséia conta as difíceis aventuras que enfrenta Ulisses, rei de Ítaca, e seu retorno para casa após a guerra, onde o esperam sua esposa, Penélope, e o fi lho, Telêmaco. Homero foi um dos primeiros poetas da Grécia antiga.

Quais são os versos da Odisseia?

  • Dividida em 24 cantos, a Odisseia é composta por 12 mil versos hexâmetros, de 13 a 17 sílabas, que variam entre as longas e as breves da língua grega. A obra é considerada uma das primeiras epopeias (sinônimo de "poema épico"), com um narrador que exalta as conquistas e os atos de bravura de um herói ou povo, reproduzindo lendas da tradição oral.

Qual o enredo de “Odisseia”?

  • O enredo de “Odisseia” tem a ver com o relato da viagem de regresso do herói de Troia para Ítaca. É uma descrição iniciática, na qual Ulisses viaja pelo mundo dos vivos e dos mortos.

Postagens relacionadas: