O que é doença difusa?

Índice

O que é doença difusa?

O que é doença difusa?

Visão geral. Antes de tudo, as doenças difusas da tireoide também denominadas de tireoidopatias difusas são alterações do sistema endócrino bem frequentes perdendo, em número de casos, apenas para o diabetes.

O que é dor crônica difusa?

Dor crônica é aquela que persiste ou recorre por > de 3 meses, persiste por > de 1 mês após a resolução de uma lesão tecidual aguda ou acompanha uma lesão que não se cura. As causas incluem doenças crônicas (p. ex., câncer, artrite, diabetes), lesões (p.

Qual a alteração na textura da tireóide?

  • Alteração na textura da tireóide é vista através do exame de ultrassonografia, que indica que o aspecto da glândula não é homogêneo, todo igual, e que podem existir algumas áreas com aspecto diferente da glândula normal. Pode representar uma tireoidite, inflamação da tireóide, que pode ou não alterar os hormônios que ela secreta.

Quais as alterações do funcionamento da tireóide?

  • As alterações do funcionamento da tireóide são o aumento ou a redução da quantidade de hormônios no sangue – hipertireoidismo ou hipotireoidismo, respectivamente.

Como ocorre a evolução da tireoide?

  • Sua evolução se dá em fases. No processo inicial, agudo, pode se manifestar com aumento da glândula, bordos arredondados, textura heterogênea e hipoecogênico. O reconhecimento do aumento difuso da tireoide pode ser facilitado pelo aumento da espessura do istmo, que normalmente é uma fina ponte de tecido, menor de 6 mm na dimensão anteroposterior.

Quais são os sintomas da tireóide aguda?

  • Tireoidite aguda/infecciosa – os sintomas podem incluir dor em região de tireoide e outros gerais, compatíveis com infecção (como, por exemplo, febre, mal estar geral, perda do apetite). Os níveis de hormônios tiroidianos geralmente permanecem normais. A ultrassonografia pode evidenciar abscesso.

Postagens relacionadas: